Celebre o Natal com uma ceia diferente

Celebre o Natal com uma ceia diferente

496
PARTILHE

O chef Hélio Loureiro apresenta uma nova proposta para o menu de Natal (Foto: D.R.)

O Natal é a ocasião perfeita para reunir a família à mesa e partilhar com todos uma deliciosa ceia. Os pratos tradicionais são um sucesso garantido, mas são cada vez mais as famílias que apostam em inovar a ementa nesta época, dando um charme especial à data. Para tal, o chef Hélio Loureiro, parceiro da campanha “Carne de Coelho – Como a vai cozinhar hoje?”, deixa uma sugestão de receita com um ingrediente tradicional da dieta dos Portugueses, dando uma nova abordagem ao menu de Natal:

“Já lá vão cinco gerações desde que alguém na minha família criou um bacalhau, que se passou a chamar “À Moda de Fafe”, e que desde sempre é a salvação dos mais pequenos lá em casa. Fomos, assim, salvos por alguém que criou uma nova tradição!

Por isso, esta receita que agora apresento pode ser a sua nova tradição de Natal, dando descanso aos perus e capões, salvaguardando aquele aroma, aquela textura, aquele recheio, mas com o sabor único e delicioso de uma carne tenra e saborosa, como é a de coelho.

Espero que goste e, quem sabe, este Natal crie uma nova tradição mantendo o que é mais importante: a festa à volta da mesa com a família numa união fraterna.

Um Santo Natal!”

Coxa de coelho marinada em vinho do Porto e especiarias com puré de castanhas e maçã reineta com aroma de canela:

– 4 coxas de coelho (pode também usar pernas)
– 2 dl de Vinho tinto
– ½ colher de café de pimenta preta
– 1 dl de vinho do Porto Ruby
– 1 raminho de alecrim
– 2 folhas de Louro
– 1 colher de chá de Mostarda antiga
– 1 colher de café de Cominhos
– 1 raminho de tomilho
– 1 colher de chá de mel
– 100 g de cebola
– 2 dentes de alho
– 50 g de aipo
– 50 g de alho francês
– 50 g de cenoura

1º passo – Marine as coxas de coelho nos vinhos. Acrescente as ervas frescas, a pimenta preta, a mostarda, o loureiro, o mel, os cominhos e o sal. Deixe assim durante no mínimo três horas, para que absorvam bem os aromas.

2º passo – Escorra as coxas da marinada.

3º passo – Coloque no fundo do tabuleiro as rodelas de cebola, os alhos esmagados, a cenoura, o alho francês e o aipo. Por cima, disponha as coxas de coelho e regue com o azeite.

4º passo – Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Regue com um pouco da marinada, depois diminua para 160ºC e deixe mais 10 minutos a cozinhar.

Para a o puré

– 400 g de castanhas
– 400 g de maçãs reinetas
–  1 colher de sobremesa de açúcar
– 2 colheres de sopa de manteiga
– ¼ colher de café de canela em pó

1º passo – Descasque as maçãs, corte em pedaços e reserve.

2º passo – Leve ao lume a manteiga. Junte o açúcar e deixe alourar. Acrescente as maçãs, reduza o lume e deixe cozinhar muito lentamente. Retire do lume depois de bem cozidas.

3º passo – Coza as castanhas em água temperada com sal, canela e pimenta preta. Escorra-as e reduzas a puré.

4º passo – Envolva o puré de maçãs e com as castanhas e reduza tudo a um puré fino, com ajuda de uma varinha mágica ou um liquidificador.

 Bom apetite!

Facebook Comments

Comentários no Facebook