Cortelha inaugura presépio em cortiça construído pelas suas gentes

Cortelha inaugura presépio em cortiça construído pelas suas gentes [com fotogaleria]

543
PARTILHE

O Presépio em Cortiça da Cortelha vai ser inaugurado no próximo sábado, 15 de Dezembro, na Festa de Natal desta aldeia louletana situada na Serra do Caldeirão.

A Festa de Natal da Cortelha, dedicada às crianças, conta com a participação dos alunos da Escola Primária local. Assim, a partir das 15:30 horas, haverá muita animação no salão da associação, onde o momento alto será a chegada do Pai Natal, que irá distribuir prendas aos mais novos. No final haverá um lanche convívio entre todos.

Integrada na Festa de Natal está a inauguração do presépio em cortiça, efeméride que marca o culminar de uma longa jornada de trabalho das gentes da Cortelha.

“Depois de numa fase inicial ter tido lugar a recolha dos materiais nos campos, tais como a cortiça, ramos de sobreira, pedras de ribeira, canas e musgo, nos últimos dias a azáfama tem sido grande com a moldagem e construção das figuras do presépio, bem como a distribuição e colocação das mesmas num verdadeiro cenário que retrata o nascimento de Jesus”, explica a Associação dos Amigos da Cortelha em comunicado de imprensa.

Recorde-se que o presépio desta aldeia da freguesia de Salir pretende espelhar o contexto global do significado do Natal, desde o caminho a percorrer pelos Reis Magos, até à cabana onde tradicionalmente se atribuí o nascimento de Jesus, passando pelo enquadramento do mesmo no meio rural. Será assim possível apreciar várias figuras em tamanho real, nomeadamente os reis magos nos seus camelos, assim como um burro e uma vaca.

O Presépio em Cortiça da Cortelha estará exposto ao público no Largo da Associação até ao dia 6 de Janeiro e poderá ser visitado em qualquer horário.

Facebook Comments

Comentários no Facebook