O elementar sobre a próstata

O elementar sobre a próstata

365
PARTILHE

 

A OPINIÃO de BEJA SANTOS;
Assessor do Instituto de Defesa do Consumidor;
Consultor do POSTAL

As associações de doentes procuram sensibilizar as populações numa perspectiva de prevenção da saúde e do bom acompanhamento da doença, procurando recorrer a estratégias de comunicação que ajudem a elevar os padrões de literacia em saúde, uma dimensão cultural que contribui para que todos possamos ter uma vida com mais qualidade. A Associação Portuguesa Doentes da Próstata possui elementos de sensibilização para que os homens, a partir dos 40 anos, estejam atentos aos primeiros sintomas e consultarem o médico de família e, logo que necessário, o urologista. Vejamos sumariamente o que todos devemos saber sobre a próstata.

É uma glândula do aparelho reprodutor masculino, localiza-se abaixo da bexiga e envolve a uretra na sua parte inicial. Situa-se à frente do recto, facto que permite a sua palpação pelo toque rectal. A glândula produz um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal e aos espermatozóides produzidos nos testículos. Sabe-se que o crescimento da próstata está relacionado com a idade. No caso da hiperplasia benigna da próstata ou de cancro, esse crescimento torna-se acelerado e a glândula pode atingir volumes de 60 a 100 gramas. Quando há crescimento acelerado (hiperplasia), comprime-se a uretra e a micção é dificultada. Impõe-se procurar o médico logo que surjam sintomas como: jato urinário gradualmente mais fraco; dificuldade ou demora no início da micção; necessidade frequente de urinar; presença de sangue na urina; sensação de que não pode segurar a urina, por exemplo.

O cancro da próstata é um tumor maligno que se detectado numa fase inicial, consiste num tumor de pequenas dimensões mas, em determinada altura, as células podem passar ao estado metastático, espalhando-se para outros órgãos. O desenvolvimento do cancro da próstata é normalmente lento. Não havendo, ainda prevenção para este tipo de cancro, recomenda-se que a partir dos 40 anos todos os homens se preocupem em saber se o seu PSA – análise ao sangue para doseamento sérico do antigénio específico da próstata – é normal. A detecção precoce pode possibilitar uma terapêutica curativa e reduz bastante a mortalidade.

Falando da hiperplasia benigna, lembre-se que hipertrofia significa aumento de volume, raramente acontece antes dos 40 anos, mas depois dos 70 anos, a maioria dos homens tem a próstata aumentada. Recorde-se que apesar de benigna, pode provocar complicações graves. É importante saber o que é uma prostatite. As prostatites são inflamações da próstata causadas, na maioria dos casos, por bactérias ou outros microrganismos. Trata-se da doença urológica mais comum, a consulta médica é indispensável. Para saber mais, contacte o site https://www.apdprostata.com/, têm atendimento geral pelo 966 786 485 ou através das linhas de apoio 918 075 035 ou 918 185 052. Esta associação tem o seu endereço na Praça Mota Veiga, Lote O, S/Cave Esq., 1800-280 Lisboa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook