A inteligência artificial aos olhos de Luís Moniz Pereira

A inteligência artificial aos olhos de Luís Moniz Pereira

378
PARTILHE
Luís Moniz Pereira é o próximo convidado do Ciclo de Conferências “Horizontes do Futuro” (Foto: D.R)

A inteligência artificial foi a temática escolhida para debate no Ciclo de Conferências “Horizontes do Futuro”, que se realizará no dia 21 de Fevereiro, pelas 21:30h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé.

Luís Moniz Pereira é o próximo convidado deste projecto e irá fazer uma apresentação denominada “Moral para Máquinas e a Maquinaria da Moral”.

Segundo o mesmo: “Estamos numa encruzilhada entre a inteligência Artificial, a ética para máquinas, e os seus impactos sociais.”

Luís Moniz Pereira é o investigador português com mais publicações científicas e projectos de Inteligência Artificial, ao longo de 40 anos. O investigador possui uma vasta formação académica.

É Engenheiro Electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico e doutor em Cibernética, pela Universidade Brunel. Foi Research Fellow na Universidade de Edimburgo, e obteve, em 1980, a Agregação em Inteligência Artificial pela Universidade Nova de Lisboa. É Doutor Honoris causa pela Universidade de Dresden.

Luís Moniz Pereira é considerado um dos precursores da programação em lógica, tendo fundado e presidido a Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial.
O investigador obteve o prémio Ciência da Fundação Gulbenkian, em 1984, Prémio Boa Esperança, em 1994, e o Prémio Estímulo à Ciência, em 2005.

As suas áreas de investigação actuais centram-se no raciocínio computacional, teoria evolucionária dos jogos, moral das máquinas e ciências cognitivas.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook