Algarve lidera alojamento local que cresce cada vez mais nas grandes cidades

Algarve lidera alojamento local que cresce cada vez mais nas grandes cidades

573
PARTILHE
Dois terços do alojamento local encontram-se em zonas de praia (Foto: Stefanie Palma/Postal D.R.)

Mas afinal o que é o alojamento local? São considerados estabelecimentos de alojamento local todos aqueles que prestam um conjunto de serviços de alojamento temporário, essencialmente a turistas, mediante remuneração.

O alojamento local é, portanto, uma alternativa de permanência temporária, que veio complementar a oferta que já existia no ramo do alojamento.

É exatamente no âmbito desta temática que está a decorrer hoje, dia 12, na Câmara Municipal de Albufeira, o seminário intitulado “O Futuro do Alojamento Local no Algarve”.

A cerimónia abriu com a vice-presidente da autarquia, Ana Pífaro Dinis, e com o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda, e contou com a participação de Miguel Torres Marques, advogado e assessor jurídico da ALEP, António Nóbrega, chefe de divisão do município e João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

Em declarações ao POSTAL, Eduardo Miranda referiu que “a região principal do alojamento local é o Algarve, no entanto, esta forma de alojamento está com um crescimento bastante forte nos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto), onde aí era praticamente uma novidade”, sendo que “esta medida está destinada essencialmente a turistas, acabando por ser uma nova forma de acomodação principalmente na área turística. É uma alternativa que vem complementar a tradicional hotelaria.”

As diretrizes deste seminário assentaram precisamente nas novas regras subjacentes ao alojamento local, as principais alterações à lei, bem como as perspectivas do turismo e do alojamento local no Algarve. No passado dia 23 de outubro, entrou em vigor a nova lei do alojamento local. As maiores alterações serão aplicáveis nos estabelecimentos que se instalaram após esta data. Para os que já existiam, houve menos mudanças.

Segundo o Turismo de Portugal, em 2014 haviam 14.127 espaços de alojamento local registados em Portugal, 24.343 em 2015, 35.606 em 2016, 54.503 em 2017 e 77.053 nas vésperas da entrada em vigor da nova lei em outubro de 2018.

O alojamento local é actualmente uma prática em crescimento espalhada pelo país, sendo que “dois terços do alojamento local se situa em zonas de praia”.

A sessão foi uma iniciativa da ALEP, em parceria com a câmara municipal de Albufeira e com o apoio da Região do Turismo do Algarve.

Clique aqui para ver o vídeo de abertura.

Facebook Comments

Comentários no Facebook