Museu de Portimão recebe uma réplica da Fragata “L’Hermione”

Museu de Portimão recebe uma réplica da Fragata “L’Hermione” [com fotogaleria]

388
PARTILHE

O Auditório Museu de Portimão será palco da cerimónia de doação de uma réplica da Fragata francesa “L’Hermione”, por parte da Associação “Union des Français de l’Étranger” (UFE), ao Museu de Portimão, no próximo dia 23 de Janeiro, pelas 16 horas.

Após a cerimónia, na qual se inclui um beberete, seguir-se-á na sala do Auditório a apresentação da peça de teatro “La Candidate”, em três actos e um epílogo de Jean Franco e Guillaume Malanie, adaptado por Marie Marthe Bouillon.

O espólio Museu de Portimão é assim reforçado com a doação da réplica da Fragata “L`Hermione”, um verdadeiro símbolo da luta pela democracia e pelo espírito da lusofonia e francofonia. Passados oito meses e depois dos momentos memoráveis que a visita da Fragata “L`Hermione” proporcionou aos residentes e turistas, a UFE oferece agora uma réplica com cerca de 95 cm que estará exposta no foyer do Auditório e posteriormente integrada no espólio deste equipamento cultural. Um modelo de embarcação realizado com a duração de 900 horas pelo Sr. Puygrenier.

De referir, que a Fragata “Hermione”, o navio que o Marquês de Lafayette usou para chegar à América do Norte, em 1780, visitou Portimão, de 8 a 10 de Maio do ano transato. Durante três dias o porto de Portimão recriou o “Village L’Hermione LaFayette” para receber várias dezenas de curiosos e interessados em conhecer a aventura vivida em 1780 pelo Marquês de La Fayette, em direção à América do Norte, incluindo escolas e diversas entidades públicas e governamentais.

Integrada num evento público, a vinda da fragata para Portimão foi uma iniciativa organizada pela delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE), que se insere nos valores humanistas portugueses e franceses, sendo esta escala da Hermione vista como uma ocasião perfeita para reforçar a francofonia que há tanto tempo une estas duas nações.

Facebook Comments

Comentários no Facebook