Atletismo junta mais de quatro mil desportistas no Algarve

Atletismo junta mais de quatro mil desportistas no Algarve

405
PARTILHE
Conferência de imprensa de apresentação do 42º Crosse das Amendoeiras (Foto: Stefanie Palma / Postal D.R)

O Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor está de regresso a Albufeira no próximo dia 3 de Fevereiro.

Este ano, os atletas vão disputar em simultâneo a 56ª Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato. A prova traz à pista das Açoteias alguns dos nomes mais marcantes do atletismo.

A conferência de imprensa de apresentação do Crosse das Amendoeiras em Flor realizou-se esta terça-feira, 22 de Janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira.

No evento estiveram presentes o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, o coordenador da Secção de Atletismo do Sporting Clube de Portugal (SCP), Carlos Silva, o presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Jorge Santos, o director regional do Instituto Português de Desporto e Juventude, Custódio Moreno, o director técnico regional da Associação de Atletismo do Algarve, Rui Costa, e os capitães de equipa do Sporting – Sara Moreira e Licínio Pimentel.

Segundo José Carlos Rolo, “o Algarve é uma zona de excelência dedicada ao atletismo. O atletismo é a modalidade que mais medalhas olímpicas trouxe para o país”.

Sara Moreira, capitã da equipa feminina do Sporting Clube de Portugal, e campeã europeia de atletismo, afirma que a equipa está motivada e vai dar o seu melhor. O objectivo é revalidar o título.

Licínio Pimentel, capitão do SCP, complementa esta ideia e refere que, “neste concelho respira-se o atletismo, vive-se o atletismo. Relativamente à competição, já não íamos há 19 anos, e há 2 anos voltámos à taça dos campeões europeus, e fomos segundos.
No ano passado voltámos ao pódio já como campeões. Este ano vamos fazer o nosso melhor, está a ser uma competição de relevo. Esperamos estar todos bem naquele dia e da minha parte e dos colegas vamos dar o nosso melhor e tentar ser campeões”.

O Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor completa este ano 42 anos de existência (Foto: Stefanie Palma / Postal D.R)

Carlos Silva, coordenador da Secção de Atletismo do SCP, disse “em primeiro lugar gostava de agradecer à Câmara Municipal de Albufeira e à Associação de Atletismo do Algarve o convite para estarmos aqui. E sendo o Sporting campeão europeu do crosse e da pista, é a primeira instituição que o reconhece em Portugal e que de alguma forma em termos institucionais foi a única instituição que fez um convite ao Sporting para estar presente. E isso marca a diferença. O Sporting é um clube de dimensões internacionais. A Câmara Municipal de albufeira soube marcar a diferença, naquilo que é a sua postura relativamente aquilo que é o fenómeno desportivo.”

Vamos assistir à maior participação de sempre na taça dos clubes campeões europeus

Segundo o presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Jorge Santos, vamos assistir à maior participação de sempre na taça dos clubes campeões europeus. Esta edição bateu todos os recordes. Em prova vão estar 63 equipas dos países da Europa, e 23 países presentes. Na taça de campeões europeus vão participar cerca de 600 pessoas.

Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, vai realizar-se o corta-mato regional do desporto escolar, que vai contar com a presença de três mil participantes. No cômputo geral, serão mais quatro mil participantes que integrarão as várias actividades relacionadas com o atletismo.

Custódio Moreno, director do IPDJ, salienta que “esta iniciativa solidificou-se no Algarve, e particularmente aqui nas Açoteias. E vou fazer uma afirmação que não tenho dúvidas do que vou dizer: é de longe a melhor pista mundial para a prática em concreto do corta-mato. Temos o melhor palco desportivo. É um palco de raíz, montado pela câmara municipal. E esta é a verdadeira festa do atletismo. Já se falou aqui no desporto de alta competição, na taça dos campeões europeus, dos campeonatos regionais e escolares, e também temos de falar no desporto adaptado. Vai haver também uma corrida adaptada.
Todas as valências da corrida estão aqui .”

Realça ainda que “o IPDJ apoia esta prova de alma e coração. Eu não tenho dúvidas que hoje e sempre o atletismo continuará a marcar muito do que é o desporto em Portugal. Temos uma fábrica de campeões, e isso vê-se no trabalho das associações. O Algarve é um palco de excelência para o desporto”.

O Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor completa este ano 42 anos de existência.

Segundo Rui Costa, director técnico regional: “a prova do Cross das Amendoeiras é a nossa prova rainha da Associação de Atletismo do Algarve. Nós gostamos que Portugal e o Algarve, em particular, continue também a fazer parte do mapa dos grandes crosses internacionais. É de salientar a confiança por parte da Associação Europeia de Atletismo. Já foram feitas oito competições no Algarve, de taças de clubes campeões europeus, e isto é um sinal claro da confiança que têm em nós, na nossa organização e é um reflexo daquilo que nós damos à Europa do atletismo”.

Quanto às equipas em prova realça ainda que esta prova terá “a presença do Sporting nos seniores masculinos e femininos, e juniores femininos, e a presença do Sport Lisboa e Benfica com os juniores masculinos.”

A competição vai ser transmitida em directo pela Bola TV.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook