Selecção de futebol sub-14 prepara torneio Lopes da Silva

Selecção de futebol sub-14 prepara torneio Lopes da Silva [com fotogaleria]

314
PARTILHE

A selecção do Algarve de futebol de sub-14 completou até ao momento os três primeiros treinos dos 18 previstos para esta temporada. Esta caminhada terminará, em Junho, com o Torneio Lopes da Silva, competição que reúne anualmente os melhores talentos do país, que integrarão a primeira Selecção Nacional, de Sub-15.

A preparação teve início em Dezembro, com uma sessão dupla que juntou um total de 46 jogadores de 16 clubes do Algarve e prosseguiu, no dia 16 de Janeiro, com uma partida amigável frente à Federación Onubense de Fútbol, em Villablanca.

“Estamos na primeira fase do processo de preparação desta selecção, etapa na qual temos como objectivo observar aproximadamente 40 atletas em dois contextos distintos: dois treinos de observação e dois jogos”, refere José Borges, Director Técnico Regional.

O segundo jogo, novamente diante da formação espanhola, será no dia 30 de Janeiro, em Vila Real de Santo António. “Nesta fase as exibições e os resultados desportivos não são o mais importante e todos têm a oportunidade de competir com o mesmo tempo de jogo”, realça José Borges.

A 25ª edição do Torneio Lopes da Silva, irá juntar este ano cerca de 400 atletas, e realiza-se entre os dias 23 e 30 de Junho, nos distritos de Leiria e Santarém. Neste Torneio participam as selecções de Sub-14 das vinte e duas Associações de Futebol Distritais e Regionais.

O torneio teve início em 1974 mas só em 1995 é que adoptou a designação actual como forma de homenagear o antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Luís Carlos Lopes da Silva.

Entre os jogadores que passaram por este torneio destacam-se os internacionais portugueses Rui Patrício, Ricardo Quaresma, João Moutinho, Pizzi e Miguel Veloso e os ex-internacionais João Vieira Pinto, Rui Costa, Pauleta, Maniche ou Costinha.

A selecção do Algarve de futebol de sub-14 também entrará em campo para o Torneio Ibérico e para o Torneio da Vidigueira, que se realizam, em Abril e Maio, respectivamente. Irão participar ainda no Torneio Amizade e no Torneio de Olhão, que decorrem durante o mês de Junho.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook