Serviços comuns nas bibliotecas do Algarve: quais são e como usufruir?

Serviços comuns nas bibliotecas do Algarve: quais são e como usufruir?

491
PARTILHE
Atividade do serviço de animação e extensão cultural da Biblioteca Municipal de Alcoutim (Fotos: D.R.)

Na era da tecnologia, onde o acesso à informação está à distância de um clique as bibliotecas enfrentam novos desafios que as impulsionam a oferecer aos seus leitores serviços onde a excelência deve imperar.

Estes serviços permitem uma maior aproximação à comunidade, especialmente às gerações mais jovens e comunidades estrangeiras e possibilitam maior visibilidade ao trabalho desenvolvido nestes espaços. Estamos a falar de serviços comuns diferenciados, que os utilizadores podem usufruir de forma gratuita e sem restrições, tais como:

– Empréstimo domiciliário;

– Empréstimo interbibliotecas;

– Consulta e leitura presencial;

– Consulta de periódicos;

– Consulta de informação online;

– Utilização de equipamentos e espaços para a realização de trabalhos escolares e de investigação;

– Apoio técnico de referência;

– Apoio às bibliotecas escolares;

– Animação e extensão cultural.

Localizadas numa região turística por excelência, a maioria das bibliotecas do Algarve, para além dos serviços comuns, proporcionam ainda:

– Acesso Wi-Fi gratuito;

– Informação à comunidade em geral;

– Apoio à comunidade estrangeira residente;

– Informação turística e cultural aos visitantes;

– Atividades educativas e visitas guiadas.

Com estes novos serviços pretende-se facilitar o acesso às novas tecnologias e à informação, possibilitar a integração das comunidades estrangeiras na sociedade e impulsionar a partilha, a interação e o convívio intergeracional e intercultural.

Serviços das bibliotecas permitem uma maior aproximação à comunidade

O acesso aos serviços prestados pelas bibliotecas públicas municipais do Algarve é livre e gratuito, mas para usufruir dos mesmos é necessário proceder à inscrição como leitor e obter o cartão de leitor, mediante o preenchimento de uma ficha de Inscrição e a apresentação de documento de identificação. Para os leitores menores de 14 anos estes devem apresentar uma autorização do encarregado de educação.

As bibliotecas públicas municipais do Algarve tornaram-se polos culturais e educativos cuja principal missão é promover a literacia e a formação ao longo da vida das suas comunidades, contribuindo para a sinergia necessária ao seu desenvolvimento harmonioso e equilibrado, e salvaguardar o património bibliográfico e da tradição oral da região.

(Manuela Teixeira / Biblioteca Municipal de Alcoutim)

Facebook Comments

Comentários no Facebook