Câmara de Castro Marim entrega seis casas a famílias de Altura

Câmara de Castro Marim entrega seis casas a famílias de Altura [fotogaleria]

258
PARTILHE

A Câmara de Castro Marim entregou esta quarta-feira, 20 de Fevereiro, seis casas da Habitação Social na Urbanização das Laranjeiras, em Altura.

As obras, paradas desde 2009, foram retomadas em 2017 e concluídas no ano seguinte, dando-se assim por terminado o projecto que contemplava a construção de dois blocos de apartamentos de habitação social em Altura.

“Com a conclusão do primeiro bloco de apartamentos, em 2005, foram abertas as candidaturas para a entrega das casas dos dois blocos, um processo que terminou na passada quarta-feira para estas seis famílias, que ainda reuniam as condições de elegibilidade e viram assim este desígnio cumprido”, explica a autarquia castromarinense em comunicado de imprensa.

“Foi em 2009 que se iniciou esta obra do segundo bloco de apartamentos por administração directa, no intuito de permitir à economia local maior envolvimento, mas as exigências contratuais, os recursos disponíveis e as garantias de obra necessárias, revelaram desajustado o procedimento”, acrescenta. Assim, até 2015 foi concluída “a fase de instalação das alvenarias e redes técnicas e lançou-se um concurso, em 2016, para a conclusão do empreendimento”.

Este concurso exigiu um projecto técnico e um caderno de encargos, que assumisse o ora construído e o necessário, mas, também por força da Nova Lei das Finanças Locais, que passou a produzir efeitos orçamentais em 2014, esta foi uma das muitas obras que tiveram que aguardar o ajustamento do Município à sua capacidade de concretização.

O edifício, com três pisos, disponibiliza também dois espaços comerciais, que serão vendidos por Aviso Público. Para além de garantirem a instalação de mais dois negócios na freguesia de Altura, numa montra para a Estrada Nacional 125, a principal via do Algarve, representaram uma importante receita para o Município, minimizando os custos de construção de todo o edifício.

Esta última fase da construção da habitação social na Urbanização das Laranjeiras representou um investimento de cerca de 600 mil euros, estando a totalidade da obra orçada em cerca de 320 mil euros, no desenvolvimento de uma política de habitação social no concelho.

Facebook Comments

Comentários no Facebook