Carnaval algarvio atrai milhares de foliões

Carnaval algarvio atrai milhares de foliões [fotogaleria]

501
PARTILHE

O Carnaval está de volta ao Algarve e promete trazer muita cor, alegria e animação.
Do barlavento ao sotavento são várias as opções para se juntar à festa. As localidades algarvias estão empenhadas na realização das festividades que vão atrair milhares de visitantes.

Carnaval de Loulé 2019 vai ser mais amigo do ambiente

“O Circo Selfie” é o mote para mais uma edição do Carnaval de Loulé, que tem lugar nos dias 3, 4 e 5 de Março, na Avenida José da Costa Mealha.

Segundo a Câmara de Loulé, “brincadeira, folia e sátira são os ingredientes da festa mas este ano a organização vai apostar em algo bem mais sério e que está na ordem do dia: tornar este
evento mais sustentável do ponto de vista ambiental”.
Assim, segundo a mesma fonte, “uma das novidades passa pela utilização de copos de papel 100% biodegradáveis, reutilizáveis até quatro ou cinco vezes e compostáveis, que serão distribuídos pelos bares existentes no recinto. Pretende-se, deste modo, reduzir o uso de plástico descartável num dos eventos do Algarve com maior afluência de público”.

Quanto ao desfile, a ideia deste ano é transformar o famoso “sambódromo louletano” num circo gigante ao ar livre, com a actuação de artistas, malabaristas, trapezistas, palhaços, domadores e de todos aqueles que fazem parte do espectáculo.

No Carnaval de Loulé vão participar 14 carros alegóricos e cerca de 600 figurantes, “que trazem o mundo mágico do circo ao corso, com muita sátira política, social e desportiva que é uma das características do desfile louletano”, afirmou a organização.

Música é o grande tema do Carnaval de Altura

Altura celebra o Carnaval nos dias 2 e 3 de Março, num dos cortejos carnavalescos mais conhecidos do sotavento algarvio. Esta edição celebra este ano 18 anos e conta com o esforço e empenho da população e associativismo locais.

Segundo a Câmara de Castro Marim, “este é o ano da música no Carnaval de Altura, que abrange não só a representação de géneros musicais, como o tão nosso fado, mas também a de célebres grupos ou cantores, que marcaram gerações”.

“Será, sem dúvida, uma edição com muito ritmo, onde não faltará a alegria e entusiasmo dos muitos foliões que se juntam ao cortejo, este ano com um corpo de dez carros alegóricos e 11 grupos de animação, que representam as Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, o grupo de Amigos do Bairro Quente, Grupo de Zumba, Amigos da Arrancada, Grupo de Amigos de Altura, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca e o Intermaché”.

A 18ª edição do Carnaval de Altura tem a organização conjunta da Junta de Freguesia de Altura e da Câmara Municipal de Castro Marim e o apoio dos supermercados, das juntas de freguesia de Castro Marim e Odeleite e das associações e comércios locais.

O Carnaval sai à rua em Tavira

No dia 1 de Março, a Praça da República enche-se de cor e alegria com a realização do desfile de Carnaval infantil, que marca o arranque das festividades.

Segundo o Município de Tavira, “serão 1.200 crianças de 13 estabelecimentos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico público e privado que vão sair à rua para participar no desfile que apela à criatividade e ao imaginário individual.

Música, serpentinas, papelinhos e as mais variadas fantasias encherão de boa disposição todos os presentes”.

A Câmara de Tavira e a Junta de Freguesia organizam ainda nos dias 1, 2 e 4 de Março, pelas 21:30 horas, bailes de máscaras, no Mercado da Ribeira.

São várias as actividades que irão decorrer durante o período de Carnaval na cidade de Tavira, incluindo uma matiné com a Banda Versátil no dia 5 e o baile da Pinha com o Grupo Bailasons a 30 de Março.

Carnaval de Messines começa mais cedo com oficina de máscaras ecológicas e visita guiada aos bastidores

O Carnaval de São Bartolomeu de Messines realiza-se de 3 a 5 de Março.

Segundo a organização, “o evento, que traz centenas de pessoas à vila do barrocal algarvio, é também uma óptima ocasião para oferecer aos visitantes e participantes uma experiência mais personalizada, dar a conhecer outros elementos da identidade e do património messinense e sensibilizar para acções que, apesar da sua microescala, contribuem para a sustentabilidade do planeta”. Assim, “a actividade leva os participantes a entrar em contacto directo com a natureza e com a arte e convida-os a fazer, individualmente ou em família, a sua própria máscara ecológica a partir de cortiça – um dos produtos característicos da história e da paisagem messinenses – e de outros elementos naturais que serão identificados durante o passeio”.

Vila Real de Sto António celebra o Carnaval com bailes e concurso de máscaras

O concelho de Vila Real de Santo António celebra o Carnaval, entre os dias 1 e 9 de Março, com bailes, concursos de máscaras e iniciativas dirigidas aos mais novos.

Os festejos têm início no dia 1 de Março com o habitual desfile infantil. Este ano, o cartaz é também dedicado aos mais novos, sob o mote “Carnaval das Crianças”.

O Carnaval vila-realense é organizado pela Câmara Municipal de VRSA, pelas Juntas de Freguesia de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela. Conta ainda com a colaboração da Sociedade Recreativa Cacelence, Associação Limite Fugaz e das escolas e associações do concelho.

Quarteira dá “A volta ao mundo em três dias” no Carnaval

A cidade de Quarteira comemora o Carnaval nos dias 2, 3 e 5 de Março, entre as 15 e as 17:30 horas, na Avenida Marginal. A temática deste ano é “A volta ao mundo em três dias”.

A entrada é livre. O Carnaval de Quarteira é uma organização da Junta de Freguesia de Quarteira com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Carnaval em Lagoa tem mais “inclusão”

“Cidade Inclusiva” é o tema escolhido para a celebração do Carnaval de Lagoa. As festividades têm lugar nos dias 3, 5 e 6 de Março.

Segundo a Câmara de Lagoa, “centenas de foliões e mascarados por conta própria, ou associados aos carros alegóricos que representam as emblemáticas associações do concelho, prometem tardes de muita alegria e boa disposição. À semelhança das anteriores edições do Carnaval de Lagoa, o acesso é livre nos três dias”.

“Mais desporto para todos” é o mote do Carnaval de Portimão

A celebração do Carnaval em Portimão está a decorrer desde o dia 9 de Fevereiro e prolonga-se até ao dia 5 de Março.

São várias as actividades que assinalam as festividades, tais como ”bailes, concursos de máscaras, desfiles pelas ruas com os Bomboémia, Grupo de Percussão da Universidade do Minho e ainda com a grande novidade deste ano, que é o desfile de 15 carros alegóricos que vão mobilizar cerca de 500 foliões e encantar residentes e turistas”, sublinhou a Câmara de Portimão.

A organização acrescentou ainda que “o desafio é viver o Carnaval imbuído no espírito de folia e alegria protagonizado pelo associativismo local nas ruas, nos espaços recreativos, culturais e desportivos do concelho responsáveis por criar momentos especiais de convívio e de sociabilidade”.

Carnaval de São Brás marcado pelo desfile de foliões e carros alegóricos

No dia 1 de Março celebra-se o Carnaval das crianças e no dia 3 o Carnaval tradicional.

A Câmara de São Brás pretende “continuar a apostar na dinamização deste desfile que contribui para a valorização e preservação das tradições carnavalescas, num incentivo à criatividade e imaginação, para preservar o espírito folião e de sátira social, típicos desta quadra”. A entrada e participação no Carnaval de São Brás é livre.

Carnaval de Albufeira com direito a baile

Em Albufeira, o espaço multiusos volta a ganhar muita cor e música.
Nos dias 2 e 4 de Março realizam-se os famosos bailes de Carnaval, que têm início às 20 horas e terminam às 3.

No dia 5 de Março vai decorrer uma matiné com concurso de máscaras para as crianças, entre as 16 e as 20:30 horas.

A organização do evento é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, com o apoio
da Câmara de Albufeira e com a participação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, do Clube Desportivo e Cultural de Albufeira, do Clube Desportivo das Areias de São João e da APEXA.

Por sua vez, o Carnaval de Paderne irá sair à rua este ano entre os dias 3 e 5 de Março, com o lema “Deixa-te de estórias”.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook