Continente vai comprar dez mil toneladas de laranjas do Algarve

Continente vai comprar dez mil toneladas de laranjas do Algarve

1041
PARTILHE
Todas as laranjas à venda nas lojas Continente são produzidas no Algarve (Foto: D.R.)

Até Junho, as 274 lojas Continente só vendem laranjas do Algarve com carimbo IGP – Indicação Geográfica Protegida, designação regulamentada pela União Europeia. Esta parceria com produtores nacionais significa uma previsão de aquisição de cerca de dez mil toneladas de laranja do Algarve.

A classificação IGP identifica produtos originários de determinada região, garantindo que apenas são comercializados artigos que tenham sido obtidos de forma tradicional e que possuam características e reputação ligadas ao território. No caso das laranjas do Algarve, a classificação é atribuída a todos os citrinos provenientes de pomares certificados, com um caderno de encargos exigente que vincula os produtores a diversas medidas para garantir a qualidade do produto, nomeadamente que o fruto seja colhido à mão e no ponto ótimo de maturação, ou seja, com a relação de açúcares/ácidos adequada para o consumidor. O carimbo IGP garante, desta forma, um citrino com casca fina, intensamente colorida e brilhante, com elevado teor de sumo, único da região mais a sul de Portugal.

Todas as laranjas à venda nas lojas Continente são produzidas, assim, em dois mil hectares de pomares certificados, distribuídos entre Tavira e Silves e pertencentes a cerca de cem produtores que compõem as quatro Organizações de Produtores parceiras do Continente.

Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente, sublinha que “no Clube de Produtores Continente valorizamos a autenticidade dos produtos. Através de cadeias curtas de abastecimento asseguramos a sustentabilidade ambiental e económica do país, das regiões e da agricultura nacional. Ao disponibilizarmos apenas laranjas produzidas no Algarve, estamos a fechar mais um elo da cadeia de união entre o Continente e a produção nacional”.

A aposta na produção nacional representa um dos principais eixos estratégicos da marca, garantindo que “produtos de qualidade – como é o caso da laranja do Algarve IGP – chegam à mesa de todos os portugueses”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook