DECO: “O que é a iniciativa Net Viva e Segura?”

DECO: “O que é a iniciativa Net Viva e Segura?”

410
PARTILHE
- PUB -
A DECO, com o apoio do Google Portugal, promove o concurso “Net Viva e Segura”

A DECO responde…

Há cada vez uma maior dependência das tecnologias digitais, dos dispositivos electrónicos e das plataformas on-line. Cada vez mais lares portugueses já têm acesso à internet e mesmo nos lugares públicos o acesso é cada vez mais facilitado.

No grupo de jovens entre os 16 e os 24 anos, cerca de 99,8% utilizam a internet diariamente. Neste sentido, é muito importante dar atenção à necessidade de melhorar as competências digitais destes nativos digitais que, apesar das excelentes aptidões que tem para o uso da tecnologia, falta-lhes muitas vezes a experiência de vida necessária para reconhecer os desafios e riscos que podem enfrentar nestas interações.

Assim, a DECO com o apoio do Google Portugal, promove o concurso “Net Viva e Segura”, que convida a comunidade educativa a produzir vídeos que demonstrem a importância de participar nas redes sociais em segurança e com respeito pela privacidade, em três categorias: partilha com cuidado, ligações seguras e a cortesia não é uma fantasia.

Os jovens que se preocupem com a privacidade, as partilhas nas redes sociais e com a falta de cortesia, podem fazer um vídeo e partilhar nas suas redes – pode ser que ajudem alguém e ainda podem ganhar prémios!

Todos os jovens com idades compreendidas entre os 16 e 22 anos, a frequentar escolas do ensino regular, profissional, vocacional e ensino aprendizagem, de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores das escolas DECOJovem podem participar!

Devem ser constituídas equipas compostas por três alunos do mesmo nível de ensino e por um professor, que ficará responsável pelo acompanhamento da equipa.
A mesma equipa poderá apresentar mais do que um vídeo, desde que em categorias diferentes.

Os melhores vídeos serão premiados. Para participarem devem consultar a página www.deco.proteste.pt/netvivaesegura.

Como forma de divulgar este concurso, a DECO está a desenvolver 6 conferências NETtalks por todo o país, este é um espaço de informação, conhecimento, debate e reflexão sobre os temas do mundo digital. Faro foi uma das 6 cidades contempladas com esta atividade, que se realiza, no próximo dia 28 de fevereiro, na Escola Secundária João de Deus. Neste evento teremos a presença de vários convidados especialistas nesta área, youtubers e humoristas que partilharão as suas experiências nas redes com os jovens presentes.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook