DiVaM cultiva o “processo patrimonial”

DiVaM cultiva o “processo patrimonial”

499
PARTILHE
O DiVaM constitui um programa promotor do valor do património (Fotos: D.R.)

O DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – é um projeto organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, promovido desde o ano de 2014. Desde então e ao longo de 5 edições tem constituído um programa cultural a ser desfrutado pelas comunidades locais, residentes e visitantes dos 7 monumentos da região algarvia, que acolhem as iniciativas.

O programa conta desde a sua origem com a parceria de várias autarquias, agentes culturais e, nos últimos anos, com a participação ativa das comunidades em alguns dos projetos de dinamização, de fruição e de vivência dos espaços patrimoniais.

O DiVaM constitui um programa promotor do valor do património, não apenas como testemunho do passado, da memória e da identidade, mas determinante para que as pessoas que vivem esse património o possam ver com um “novo olhar”, fomentando a qualidade de vida das comunidades e a integração de novas perspetivas e narrativas.

As associações culturais algarvias podem apresentar candidaturas para a programação do DiVaM 2019

A “Convenção de Faro”, assinada em 2005, na, então, Capital Nacional da Cultura, apresenta um novo paradigma para a sustentabilidade social e cultural do património. Existe uma nova narrativa, associada aos benefícios da utilização e fruição do património pelas comunidades. A tónica deixa de ser a da preservação do património para passar a ser a do património como instrumento de promoção da qualidade de vida das pessoas, das comunidades e sociedades.

Pretende-se com o tema do DiVaM 2019 – A VIAGEM – assinalar os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação em torno do planeta Terra. Com o mote da grande viagem em torno de um lugar, pretende-se integrar projetos culturais que envolvam de forma ativa as comunidades, pretende-se redescobrir novos caminhos, novos lugares, abraçando novas perspectivas, novas narrativas e novas reinterpretações do património. Pretende-se promover o património cultural como factor de aproximação, de diálogo, de coesão social e de uma cidadania cada vez mais inclusiva.

O DiVaM 2019 tem como tema central “A Viagem”

O Património passa a ser visto enquanto processo: um processo patrimonial que se centra nas comunidades em que os seus valores, aspirações e necessidades são consideradas no processo de construção, reconstrução e celebração desse seu património, englobando diversas vozes e olhares.

Tendo “A Viagem” como tema central do DiVaM 2019 e apelando à inclusão das comunidades no processo de construção de novos projetos culturais, convidam-se todas as associações culturais da região algarvia, à apresentação de candidaturas para a programação do DiVaM 2019.

Facebook Comments

Comentários no Facebook