Festival de Caminhadas de Alcoutim promete três dias de experiências únicas

Festival de Caminhadas de Alcoutim promete três dias de experiências únicas

392
PARTILHE
As caminhadas decorrem por todo o concelho de Alcoutim e em Sanlúcar de Guadiana, com diferentes níveis de dificuldade (Foto: D.R.)

 A VI edição do Festival de Caminhadas de Alcoutim vai decorrer entre 8, e 10 de Março e integra o Algarve Walking Season, apoiado pelo Turismo de Portugal e pelo Turismo do Algarve, tendo como promotora a Cooperativa QRER e como parceiro a Associação Almargem, sendo o primeiro de três festivais de caminhadas ao longo do ano na região.

Um ano mais, Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana tornam-se o epicentro das caminhadas na região do sudoeste da Península Ibérica e da Europa. Um festival que cresce em participantes, em colaboradores e em experiências únicas no território. Desde a Serra do Caldeirão ao Rio Guadiana, e valorizando o património natural, cultural, histórico, gastronómico e etnográfico, Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana oferecem três dias de actividades que, de uma forma sustentável, apaixonam o visitante.

O festival propõe 17 caminhadas temáticas e 5 ateliers, apresentando como propostas as Paisagens Apícolas das Taipas, Na Rota dos Sabores do Porco, Percurso de Observação da Natureza, Fabrico de Porta Canivetes em Empreita ou Isqueiros de Pastor, mas muito mais é proposto para os três dias do festival.

As caminhadas decorrem por todo o concelho de Alcoutim e em Sanlúcar de Guadiana, com diferentes níveis de dificuldade, são levadas a efeito por guias conhecedores do território, que enquadram as diferentes temáticas propostas.

As propostas apresentadas são mais que caminhadas, são uma experiência que permite aos participantes conhecer a paisagem, um pouco da História da região, espaços/monumentos culturalmente interessantes, a oportunidade de conhecer locais e “gentes”, e por vezes ainda, alguns dos locais onde poderão saborear a gastronomia típica da região.

Pelo sexto ano consecutivo, o município pretende evidenciar, uma vez mais, o potencial de Alcoutim como região de excelência para a prática de caminhadas na Natureza em conjugação com património natural, histórico, gastronómico e cultural diversificado.

A participação é condicionada a inscrição prévia que deve ser realizada no formulário online

Os interessados em mais informações devem contactar o serviço de Turismo do Município de Alcoutim através do email festival.caminhadas@cm-alcoutim.pt ou dos telefones PT: (00351) 965 764 457 e ES: (0034) 610 839 395.

O pagamento das caminhadas é realizado no próprio dia, antes do início da mesma. O programa do festival pode ser consultado AQUI.

O festival é organizado pela Câmara de Alcoutim em colaboração com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana.

Facebook Comments

Comentários no Facebook