Tavirenses homenageados no Dia de Santa Maria

Tavirenses homenageados no Dia de Santa Maria

382
PARTILHE
Foram distinguidos, pela União de Freguesias de Tavira, Ezequiel Carmo, Rui Gomes e a equipa do serviço de sangue do Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Selene Nunes e Laura Correia em representação do Serviço de Sangue (Foto: D.R.)

A comunidade tavirense é bastante ligada aos costumes da sua terra, bem como às suas gentes…

E, como tal, a União de Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago) não podia deixar de comemorar o Dia de Santa Maria que se assinala a 2 de Fevereiro.
Deste modo brindaram a população tavirense com um conjunto de actividades, tais como, um concerto na Igreja do Carmo, uma missa na Igreja de Santa Maria e uma prova desportiva de cicloturismo.

Na noite do passado sábado, a União de Freguesias decidiu brindar a população com um concerto, onde foi dada a conhecer um pouco da cultura de Tavira, dando oportunidade aos músicos da Banda Musical de Tavira e ao maestro Filipe Barragão de se evidenciarem.

Também a jovem maestrina tavirense Daniela Rodrigues presentou a plateia com um espectáculo, onde orientou o Coral Jubilate Deo, que é composto também por vários jovens tavirenses. Ao longo desta noite foram homenageados algumas pessoas de Tavira que se destacaram no panorama local.

José Mateus, presidente da União de Freguesias de Santa Maria e Santiago, falou com o POSTAL sobre as comemorações e disse que “nós procurámos que as pessoas distinguidas fossem exemplos de vida, exemplos que devem ser seguidos por todos nós”.

Ao longo da noite foram distinguidas três pessoas. Uma delas é Rui Gomes, um jovem tavirense que é dador de sangue e medula óssea, e que inclusivamente já salvou uma pessoa. Nas palavras do presidente “é um exemplo a seguir, pois é uma pessoa que demonstra altruísmo, amor pelo próximo e um grande sentido de entreajuda”.

Foi ainda homenageada uma pessoa que foi uma referência na cidade de Tavira, chama-se Ezequiel Carmo e actualmente tem 79 anos. Dedicou a sua vida à pastelaria e promoveu os doces regionais de Tavira. O autarca referiu que “Ezequiel foi uma pessoa que tudo o que fazia era feito com arte, com saber e com gosto.
Promoveu a cidade nesse sentido e agora que se reformou achámos por bem referenciá-lo, porque promoveu bem o nome de Tavira, quer a nível nacional, quer no estrangeiro”.

A equipa do serviço de sangue do Centro Hospitalar Universitário do Algarve também foi homenageada. José Mateus referiu que “esta é uma equipa que prima pelo profissionalismo e pelo humanismo”. Para receber esta distinção estiveram presentes duas técnicas de análises: Selene Nunes e Laura Correia.
O dirigente da Junta de Freguesia realçou qual é o objectivo destas festividades, “pretendemos manter a identidade de ambas as freguesias, apesar destas terem sido extintas e terem dado origem à união das freguesias” e “tal como comemoramos o Dia de Santa Maria também comemoramos o Dia de Santiago no dia 25 de Julho”.

Nas comemorações estiveram presentes Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira, vereadores, executivo da junta e Ana Serafim, presidente da Assembleia
de freguesia.

A cidade de Tavira pretende assim estar cada vez mais perto da sua comunidade, distinguindo aqueles que mais se destacam nas mais variadas áreas.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook