26 câmaras vão reforçar vigilância nas ruas de Olhão

26 câmaras vão reforçar vigilância nas ruas de Olhão

983
PARTILHE
As câmaras serão, inicialmente, instaladas na avenida 5 de Outubro, na avenida da República e na rua do Comércio (Foto de arquivo: D.R.)

A Câmara Municipal de Olhão lançou na passada quarta-feira, 20 de março, um concurso com vista à instalação de um sistema de videovigilância nas principais artérias da cidade.

Segundo a autarquia, serão instaladas 26 câmaras na avenida 5 de Outubro, na avenida da República e na rua do Comércio, totalizando um investimento de cerca de 60 mil euros.

António Pina, presidente da Câmara de Olhão, revela que as autorizações necessárias à instalação do sistema de videovigilância já foram atribuídas à autarquia por parte da Comissão Nacional de Proteção de Dados e do Ministério da Administração Interna. De forma a cumprir todas as normas relativas à proteção de dados, as imagens captadas por este sistema de segurança estarão ligadas, em tempo real, apenas à PSP.

Segundo o concurso público publicado em Diário da República, o valor base do procedimento é de 60 570 euros, estando previsto um prazo de execução de 45 dias, iniciado a partir da data de adjudicação. Futuramente, o objetivo da Câmara Municipal de Olhão é alargar este sistema de videovigilância a outras áreas da cidade, nomeadamente à zona histórica.

Além de Olhão, também as câmaras de Albufeira, Portimão e Faro manifestaram a intenção de implementar sistemas de videovigilância em espaços públicos.

(Andrea Camilo / Cristina Mendonça)

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook