Cidade Europeia do Desporto: Portimão recebe Encontro Nacional de Centros de Marcha...

Cidade Europeia do Desporto: Portimão recebe Encontro Nacional de Centros de Marcha e Corrida

501
PARTILHE
Os participantes podem optar pela caminhada de cinco quilómetros ou pela corrida na distância de oito quilómetros (Foto: D.R.)

O 4º Encontro Nacional de Centros de Marcha e Corrida (Zona Sul) vai decorrer no próximo domingo, 31 de março, na zona ribeirinha de Portimão, a partir das 9:30 horas.

A iniciativa, que também tem uma edição no norte, decorre em Portimão no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019, tendo sido convidados os centros de marcha e corrida de Lagos, Lagoa, Silves, Monchique, Loulé, São Brás de Alportel, Olhão e Vila Real de Santo António, estando já inscritas cerca de 200 pessoas.

Os participantes podem optar pela caminhada de cinco quilómetros ou pela corrida na distância de oito quilómetros, ambas com partida às 11:30 horas junto ao Clube Naval de Portimão. Está prevista a presença de algumas figuras de relevo do atletismo nacional, como são os casos de Ana Cabecinha, Ana Dias, Ezequiel Canário e Vera Fernandes.

Para além da componente desportiva, o evento possui uma vertente formativa através da realização de um workshop sobre nutrição, a cargo da nutricionista Mónica Neves e marcado para o Museu de Portimão, sendo possível aos interessados realizarem um passeio lúdico de kayak e tomarem parte em aulas de fitness. Também poderão retornar à calma, numa ação integrada na Algarve Spa Week, cuja 10ª edição decorre entre 6 e 14 de abril.

A iniciativa decorre em Portimão no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Portimão, que se insere no Programa Nacional de Marcha e Corrida, funciona desde 2013 e mantém regularmente nos seus treinos uma média de 40 pessoas, num total de sete dezenas de inscritos. Para além das atividades regulares, o CMMCP estimula a participação em inúmeras iniciativas de âmbito regional e nacional, incentivando a prática desportiva regular, o aumento da autoestima, a superação de objetivos comuns e a criação de laços de amizade, através do convívio.

São realizados dois treinos semanais com enquadramento técnico nas segundas e quintas-feiras, das 18:30 às 20 horas, além de um outro treino sem enquadramento. Estão previstas para este ano a realização de diversas atividades, como o Challenge 3000, constante do plano de formação do Programa Nacional de Marcha e Corrida da Federação Portuguesa de Atletismo, que terá lugar a 29 de junho, o encerramento do calendário regional das marchas-passeio do Algarve, marcado para o dia seguinte, ou o Congresso Internacional de Marcha e Corrida, que se realizará em Portimão no dia 1 de dezembro.

Os interessados podem fazer a sua inscrição através do email: portimaodesporto2019@cm-portimao.pt.

PROGRAMA

Domingo, 31 de março

9h30 – Receção dos participantes

10h00 – Cerimónia de boas vindas e apresentação dos Centros de Marcha e Corrida

Local: Concentração na zona ribeirinha de Portimão, junto ao Clube Naval

10h15 / 11h15 – Workshop técnico: Nutrição

Preletora convidada: Nutricionista Mónica Neves

Local: Museu de Portimão (auditório)

11h30 – Início das atividades:

Concentração de participantes (junto ao Clube Naval)

Aulas de fitness

Caminhada (5kms) ou Corrida (8kms)

Passeios de kayak

Retorno à calma (by Algarve Spa Week)

Local:  Zona ribeirinha de Portimão

14h00 – Visita às exposições:

“Portimão – Território e Identidade” e “Mascote Olímpicas: de talismãs a símbolos de identidade”

Local: Museu de Portimão

15h00 – Encerramento

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook