Hubel: 30 anos de crescimento ao serviço da inovação

Hubel: 30 anos de crescimento ao serviço da inovação

1252
PARTILHE

É sob os slogans “Cada gota conta” e “Agronomia em campo” que o grupo Hubel®, empresa dos ramos da automação e da agricultura, sediada em Pechão, no concelho de Olhão, marca posição no mercado há mais de 30 anos.

Nas palavras de Isabel Gonçalves, cofundadora, atual líder do grupo, e principal acionista, “a Hubel é o resultado da capacidade de sonhar do corpo acionista e do empenho, competência e motivação dos seus colaboradores”.

“Sempre mantivemos uma cultura de respeito e interajuda, que é algo que trabalhamos para preservar. Ainda que o nosso foco esteja muito centrado em apostar na inovação técnica e empresarial, a nossa política de funcionamento promove, fundamentalmente, a manutenção dos valores éticos e morais, associados à preservação do ambiente, à defesa da dignidade humana, à recetividade ao que é novo e à capacidade de resiliência em tempos mais conturbados”, defende a CEO.

Hubel representa, atualmente, um emblema nacional

E se há 30 anos a Hubel se tratava de uma só empresa, na altura fixada em Faro, hoje em dia falamos de um emblema nacional e com várias empresas que se complementam entre si. Do grupo Hubel® fazem parte a Hubel Verde, Hubel Positive Lightening, Royal Green Solutions e a Bio-positivo, para além da Hubel Engenharia e participação noutras empresas, nomeadamente na produção de frutos vermelhos.

Com instalações em Olhão, Ferreira do Alentejo, Alpiarça e, em breve, no distrito de Braga, a Hubel reforçou nos últimos anos a sua aposta na diversificação de soluções tecnológicas (automação via web) e agronómicas que respondem às necessidades da, cada vez maior, necessidade de uma agricultura inteligente. “Introduzimos no nosso portefólio novos produtos  que recorrem à biotecnologia e à nanotecnologia para  tornar as culturas agrícolas  mais produtivas e com menor impacto no ambiente e  incrementámos os serviços  de apoio à decisão com novas ferramentas como as  análises à seiva e relatórios online, implementados por  uma equipa técnica de suporte ao agricultor”, citando  João Caço, diretor executivo da Hubel Verde.

A Hubel Verde foi a única empresa sediada no Algarve a receber o Prémio Healthy Workplaces 2017 A Hubel Verde foi distinguida com o Prémio Healthy Workplaces 2017, ficando em terceiro lugar, a nível nacional, na categoria de Pequenas e Micro Empresas. Este é um prémio que visa incentivar e divulgar as melhores orientações e práticas em Portugal em matéria de segurança, saúde e bem-estar ocupacional.

A entrega da distinção decorreu no dia 7 de junho de 2018 e contou com a presença de Teresa Espassandim, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e também do vice-reitor da Universidade do Algarve, Saúl Neves de Jesus, ambos membros do júri para a atribuição deste prémio.

A atual CEO, Isabel Gonçalves, foi a responsável pela candidatura ao prémio e já na altura defendia a mesma política que hoje sustenta. “Acreditamos que é na gestão com amor que se conseguem bons resultados”, afirmou a dirigente.

Hubel Positive Lightening é a mais recente aposta do grupo na agricultura inteligente

Com início de atividade em outubro de 2016, a Hubel Positive Lightning é a empresa mais recente do grupo. Focada inteiramente na inovação digital, esta marca veio transformar os negócios das restantes empresas Hubel®, dos clientes destas e, desde 2017, dos seus próprios clientes.

Na senda da inovação a Hubel Positive Lightning desenvolveu a sua própria plataforma Web IoT denominada FulgurIT® “comercializada num modelo SaaS. Esta integra equipamentos e instalações através dos protocolos de comunicação industriais standard, tais como ModBus, CanOpen, BACnet, OPC e através das redes de comunicação GSM-GPRS, 3G e 4G. Também nos protocolos rádio LPWAN, Sigfox, LoRaWAN, NB-IoT e LTE-M. Disponibiliza dados e comandos por browser em qualquer smartphone, tablet, SmartTV ou PC.

A plataforma agrega projetos em Telegestão e Telemetria de instalações, equipamentos, contadores e sensores, aplicados em várias indústrias desde municípios, hotéis e exploração agrícola. Nos projetos de rega desenvolveu o seu próprio programador de rega LoRa, para tornar toda a operação eficiente. A programação da rega fica centralizada na plataforma, evitando deslocações e inibindo a rega nos dias de chuva. A autonomia dos programadores é conservadoramente estimada em quatro anos.  As possíveis fugas e entupimentos são automaticamente detetados e alertados via SMS, e-mail e notificações na própria plataforma a todos os utilizadores escolhidos.

Estes programadores podem controlar cada um até quatro válvulas com solenoides latch 5-30VDC, possuem quatro entradas configuráveis digitais ou analógicas e quatro sondas de humidade de solo de quatro níveis. Com recurso a sondas, tanto o dispêndio desnecessário de água, como o stress hídrico são minimizados, resultando em menores custos de tratamento, replantação ou perda de produção.

Seja em municípios, hotéis, ou na agricultura, qualquer projeto de rega centralizada LoRa tem custos de implementação e exploração muito inferiores a qualquer outra solução rádio ou cablada, uma vez que existem menores custos de equipamentos, mão-de-obra e manutenção.  A Hubel Positive Lightning presta serviços de consultoria na implementação de projectos LoRa, telecomunicações, gestão técnica centralizada e rega.

(AC/HF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook