Marcelo Rebelo de Sousa visita Fortaleza de Sagres na evocação do sismo...

Marcelo Rebelo de Sousa visita Fortaleza de Sagres na evocação do sismo de 1969 [fotogaleria]

427
PARTILHE

Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se esta quinta-feira, 28 de fevereiro, a Sagres, numa visita em que presidiu à sessão inaugural de evocação dos 50 anos do sismo de 28 de fevereiro de 1969.

Na chegada à Fortaleza de Sagres, onde decorreu a sessão, o Presidente da República foi recebido pelo presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, pela diretora regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, pela presidente da Assembleia Municipal de Vila do Bispo, Ana Bela Martins, por autarcas e diversas entidades regionais.

A iniciativa insere-se nas comemorações do 50º aniversário da ocorrência do sismo de 1969, acontecimento que, a seguir ao sismo de Benavente de 1909, causou danos mais importantes no território continental. O primeiro epicentro deste sismo ocorreu a 200 quilómetros de Sagres, alcançando uma magnitude de 7,9 na escala de Richter. Treze pessoas morreram e foram muito os estragos provocados, principalmente no sul do país.

Esta ação, promovida pela Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) e pela Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG), visa sensibilizar a população e chamar a atenção para o problema do risco sísmico em Portugal, envolvendo quem tem responsabilidades no estudo, definição e implementação de medidas que garantam a minimização do risco.

(AC/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook