Município de Loulé incentiva crianças a poupar água

Município de Loulé incentiva crianças a poupar água

579
PARTILHE

Para assinalar a comemoração do Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Loulé levou a cabo uma sessão de sensibilização para a utilização consciente deste recurso natural. Ao longo da manhã de hoje, 22 de março, cerca de 60 crianças de duas turmas de 4º ano da Escola Básica da Mãe Soberana assistiram à iniciativa da autarquia que decorreu no auditório do Convento Espírito Santo em Loulé, tendo como base o mote “Vamos Mudar! Gota a Gota sempre a poupar”.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, deu início à sessão onde estiveram, também, presentes Paula Mendes da Divisão de Sustentabilidade e Recursos Naturais, Paula Bernardo e Ricardo Agostinho da SPI Ventures, Lídia Terra e Inês Rafael da Unidade Operacional de Adaptação às Alterações Climáticas, Lina Madeira da Unidade Operacional de Educação Ambiental e Gabriela Soares da associação Bloco D.

Ao longo da sessão foram apresentados estudos recentes que revelam que, em 2050, 66% da população da Terra será afetada pela escassez de água, de forma a combater este flagelo, a autarquia de Loulé irá levar a cabo diversos projetos que visam a adoção de novas estratégias para a educação da população no que diz respeito à sustentabilidade e à poupança de água.

Uma das medidas tomadas pela Câmara de Loulé, em conjunto com a SPI Ventures, é a criação de um Guia de Boas Práticas para a Sustentabilidade no Uso Eficiente da Água (inserir link), bem como a criação de ferramentas de ensino dedicadas, essencialmente, aos mais novos que são considerados, por Vítor Aleixo, “indispensáveis para que a relação construtiva sobre temas tão essenciais à vida na nossa comunidade possa dar frutos e ser estabelecida”.

O grande destaque desta iniciativa foi a apresentação da mascote representativa da sustentabilidade no concelho de Loulé, o Pingo D’Água, da autoria de Ana Costa. A autora da mascote recebeu, pelas mãos de Vítor Aleixo, um Prémio de Consagração no valor de 2300 euros. Ana Costa projetou o desenho da nova mascote da autarquia e Palhó Madeira, funcionário da autarquia, materializou todo o projeto.

(Andrea Camilo / Henrique Dias Freire)

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook