Valores naturais da Ria Formosa celebrados durante uma semana

Valores naturais da Ria Formosa celebrados durante uma semana

646
PARTILHE
A Ria Formosa será o tema central ao longo de toda a semana (Foto de arquivo: D.R.)

Os cinco concelhos do Parque Natural da Ria Formosa (Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de S. António), voltam a juntar-se, de 1 a 7 de abril, para festejar os valores naturais da Ria.

Na 4ª edição da Semana da Ria Formosa a principal atração prende-se com atividades disseminadas por todos os concelhos do Parque Natural. Mas haverá, também, a oportunidade de turmas do litoral conhecerem o barrocal, “Ria Formosa vai ao Barrocal”, ou de visitarem a Barragem de Odelouca e a ETAR de Albufeira.

Ao longo desta semana serão abordados temas como a importância dos habitats da Ria Formosa e as ameaças que pairam sobre eles e sobre as espécies que aí residem, através da realização de atividades como: “As aves do PNRF”, no Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão; Observação de aves, nas salinas de Tavira ; “Há vida nos Pinheiros de Marim”, em Olhão; Percurso do Barril, entre as Pedras d’el Rei e a Ilha de Tavira; “Que formosa a nossa Ria”, percurso de interpretação no Ludo /Loulé; Peddy paper “Descobrir a Natureza”, no Centro de Educação Ambiental de Marim; “A Água é Vida”, em Vila Real de Santo António; Água viva, em Faro.

A semana será recheada de atividades para todos (Foto: D.R.)

Na Ilha da Culatra, os participantes terão oportunidade de saber como o plástico entra nas cadeias alimentares, através da atividade “Navegar na Ciência – Plásticos & companhia” em que, após um passeio de barco na Ria, se fará uma aula de campo. Também em Cabanas e Santa Luzia haverá aulas de campo para falar sobre os Microplásticos.

“Como cada um pode fazer a sua parte para reduzir os problemas ambientais, continuamos a ter atividades de voluntariado ambiental: limpeza de praia e remoção de exóticas, em Faro e Loulé e também um acampamento de voluntariado ambiental em Olhão”, segundo nota de imprensa enviada ao POSTAL.

Para além das atividades, estará em exposição no Outlet Algarve/Olhão uma mostra de Fotografia, intitulada “O bom diabo”, do fotógrafo de natureza João Rodrigues e, no exterior, o veículo de Educação Ambiental da Algar, com atividades de sensibilização ambiental.

Pode consultar o programa completo das atividades AQUI.

(Andrea Camilo / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook