Bombeiros de Alcoutim passam a ter Equipa de Intervenção Permanente

Bombeiros de Alcoutim passam a ter Equipa de Intervenção Permanente

829
PARTILHE
O Município de Alcoutim concretiza uma das prioridades do seu executivo para a área da Proteção Civil (Foto: D.R.)

A assinatura das adendas dos contratos de trabalho entre os elementos do corpo de bombeiros selecionados a integrar a EIP (Equipa de Intervenção Permanente) e a direção da entidade detentora, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, teve lugar esta segunda-feira, 1 de Abril.

A cerimónia contou com a presença da estrutura de comando da corporação, do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, dos vereadores e do comandante distrital das Operações de Socorro da ANEPC. Na ocasião foi assinado o protocolo para a criação da EIP, estabelecido entre a CMA – Câmara Municipal de Alcoutim, a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a AHBVA – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim.

As EIP, são equipas profissionalizadas compostas por cinco elementos e visam assegurar, em permanência e em prontidão, as missões de proteção civil e de socorro às populações, designadamente no combate a incêndios, socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes. Assim como o socorro a náufragos, socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar, não podendo substituir-se aos acordos com a autoridade nacional de emergência médica; minimização de riscos em situações de previsão a ocorrência de acidente grave, e colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.

O Município de Alcoutim materializa assim a preocupação do seu executivo para a área da Proteção Civil e o contínuo apoio ao Corpo de Bombeiros, onde esta iniciativa representa um investimento de 60 mil euros, suportados em partes iguais pela Câmara de Alcoutim e pela ANEPC e que constitui mais uma importante valência na área da Proteção e Socorro.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook