Festa das Tochas Floridas atrai milhares a São Brás de Alportel

Festa das Tochas Floridas atrai milhares a São Brás de Alportel [Fotogaleria]

1066
PARTILHE

A Festa das Tochas Floridas regressa no próximo Domingo de Páscoa, dia 21 de abril, com os seus tradicionais e originais tapetes de flores.

Os tapetes têm um quilómetro de extensão e cobrem o chão por onde passa a singular Procissão de Aleluia. À tarde, o Adro da Igreja complementa a Festa com animação cultural e sabores tradicionais. Mostras de artesanato e doçaria vão fazer parte do programa que atrai a São Brás de Alportel milhares de visitantes.

“A Festa das Tochas Floridas envolve toda a comunidade e as diferentes gerações, atraindo milhares de turistas nacionais e internacionais que escolhem viver a Páscoa de forma vibrante e única em São Brás de Alportel”, adianta a nota de imprensa enviada ao POSTAL.

O programa inicia pelas 09:30 horas para apreciar as ruas. A partir das 10 horas, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa enquanto o Adro da Igreja Matriz se apresenta à Mostra de Artesanato.

Homens são-brasenses envergam bonitas tochas de flores

Ao mesmo tempo, inicia-se, na Igreja Matriz, a Eucaristia da Ressureição que precede a tão aguardada Procissão de Aleluia.

A festa motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as bonitas e originais tochas de flores enquanto entoam o tradicional refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.

As varandas são enfeitadas, as colchas ondulam ao vento, pelas ruas sentem-se os aromas da Primavera…

À tarde, a partir das 15 horas, o Adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural. Um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das mais belas tochas floridas e com as atuações dos grupos: Fole’Percussion, Grupo Folclórico da Velha Guarda e Claudisabel.

O evento conta com um espaço para pessoas com acessibilidade condicionada

Uma festa é organizada em parceria pela Associação Cultural Sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Nesta edição, à semelhança do que aconteceu em 2018, o Município de São Brás de Alportel em parceria com a Fisio S. Brás e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento.

(ES/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook