Loulé inspira poesia há seis anos

Loulé inspira poesia há seis anos [fotogaleria]

446
PARTILHE

 

“Poesia ao fim do dia” é uma atividade de promoção da poesia, leitura poética e da interação entre o público, o leitor, o livro e a poesia. As sessões, a decorrer na primeira sexta-feira de cada mês, têm como principal objetivo convidar a população a deslocar-se à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner em sessões informais de grande proximidade entre público e convidado.

A 5 de abril, realizou-se mais uma sessão de poesia na Biblioteca Municipal de Loulé, contando com a presença de Maria José Mackaaij, bibliotecária desta instituição e amante de poesia. A oradora convidada tomou como ponto de partida do seu discurso “a apresentação de poesia simples, a partir da obra de Billy Collins, um poeta americano que utiliza os recursos simples da vida, com as palavras simples da vida, sem complexos”, tal como descreveu a convidada nesta que foi a sua primeira experiência a falar em público.

A escolha de Maria José recaiu, essencialmente, na leitura de poemas que se possam encaixar no dia a dia, visto que a bibliotecária considera que a “poesia é o antídoto para o veneno do quotidiano”.

A sessão contou, também, com leituras de autores nacionais

Para além da obra de Billy Collins, a oradora apresentou, também, alguns poemas de autores nacionais, como João Luís Barreto Guimarães e Marco Mackaaij. A escolha destes autores recai sobre a forma como estes “vão beber um bocadinho das influências de Collins”, segundo adiantou Maria José ao POSTAL.

O projeto conta já com cerca de 150 sessões realizadas e celebra, neste mês de abril, seis anos de existência. Ao longo destes anos foram vários os oradores convidados para estas sessões, dos quais Eloísa Raposo, bibliotecária da instituição, destaca nomes como Cláudio Guimarães dos Santos, diplomata na Embaixada do Brasil em Faro, Adriana Nogueira Freira, Diretora Regional da Cultura, Manuel Neto dos Santos, poeta e Ana Isabel Soares, professora da Universidade do Algarve.

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner, a 8 de novembro, a biblioteca irá organizar uma sessão especial, intitulada “Poesia ao Fim do Dia Especial Sophia”, dedicada à poetisa.

(Andrea Camilo / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook