Páscoa assinala Ressurreição de Jesus Cristo

Páscoa assinala Ressurreição de Jesus Cristo

693
PARTILHE
Este ano a Páscoa celebra-se no dia 21 de abril (Foto: D.R.)

A Páscoa é uma data bastante importante para os cristãos, pois assinala a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu três dias após a crucificação. Esta é a mais importante e antiga festa cristã.

O termo “Páscoa” tem uma origem marcadamente religiosa e deriva do latim Pascae. Ao longo da história, a palavra páscoa teve várias variações. Na Grécia Antiga, este termo tinha o nome de Paska, no entanto, a origem mais antiga do termo remonta aos hebraicos, cujo termo Pesach significava “a passagem”. Para os cristãos a Páscoa celebra o momento em que a alma de Jesus se volta a unir ao corpo.

No Catolicismo as comemorações referentes à Páscoa começam na Quinta-feira Santa. Na Sexta-feira Santa é celebrada a crucificação de Jesus e no Domingo de Páscoa celebra-se a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos discípulos, encerrando assim as comemorações da Páscoa.

A Páscoa é uma festa móvel e costuma ser celebrada entre os dias 22 de março e 25 de abril. Este ano celebra-se no dia 21 de abril. Esta data é comemorada em vários países, principalmente naqueles que têm uma forte influência cristã.

A Páscoa é uma altura festiva que está repleta de simbologia. O coelho da Páscoa é um dos principais símbolos desta festividade porque antigamente existia a crença de que o coelho representava a fertilidade e o ressurgimento da vida.

O ovo também é um símbolo emblemático desta data porque representa o começo da vida.
Vários povos costumavam oferecer ovos aos seus amigos na expetativa de que essa oferta representasse a passagem para uma vida feliz. A partir destas tradições, surgiram os primeiros ovos de Páscoa.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook