Portimão assinala Dia Mundial da Atividade Física com diversas atividades

Portimão assinala Dia Mundial da Atividade Física com diversas atividades

514
PARTILHE
Durante este dia vão decorrer diversas atividades relacionadas com a atividade física e a manutenção de um estilo de vida saudável (Foto: D.R.)

Portimão vai assinalar a 6 de abril o Dia Mundial da Atividade Física com um vasto conjunto de atividades. Neste dia o programa “Aqui Portugal” da RTP vai estar em direto a partir da zona ribeirinha da Cidade Europeia do Desporto 2019, num total de oito horas de emissão.

A transmissão televisiva, com apresentação de Hélder Reis e Joana Teles, será dividida em dois períodos, das 11 às 13 horas e das 14:30 às 20 horas e incidirá sobre a gastronomia, a música e o artesanato característicos do concelho, convidando alguns protagonistas locais a revelarem o que Portimão tem de melhor. Entre as personalidades que serão entrevistadas ao longo do dia, merece destaque o ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues, que falará sobre a importância do desporto na educação.

Entre as 15 e as 20 horas decorrerão inúmeras atividades e demonstrações desportivas no palco “Mais Desporto para Todos!”, junto ao qual terá lugar uma feira em que estarão representadas instituições como a Direção-Geral de Educação ou a Autoridade para as Condições no Trabalho. Entre outros pontos de interesse, haverá uma tenda dedicada ao desporto escolar e material da plataforma FITescola, cuja finalidade é diagnosticar a aptidão física dos alunos e incentivar práticas desportivas.

Os programas comunitários e inclusivos a funcionar em Portimão também terão visibilidade, de que são exemplos o Programa Diabetes em Movimento, o Programa Exercício e Saúde, o Projeto Marcha e Corrida, o Projeto FICA e o Projeto Vela Solidária.

Durante este dia vão existir rastreios, aulas abertas e demonstrações das modalidades desportivas praticadas no município, conselhos sobre alimentação saudável e propostas de desporto adaptado, bem como a possibilidade de criarem os seus próprios batidos de fruta fresca, pedalando numa das bicicletas especiais do serviço Batidos com Coração.

Barco navega pela cidade

A partir das 14h30 realiza-se na zona ribeirinha de Portimão uma arruada e desfile do movimento associativo local, liderada pelo Barco CED, com apresentação das modalidades praticadas em Portimão. A embarcação, inspirada nos típicos buques algarvios, pretende fazer a aliança entre o mar e a cidade, tem cerca de 7 metros de comprimento por 3 de largura e uma altura de 4,5 metros. O barco, que circula sobre uma estrutura motorizada, é composto por madeira, ferro e fibra de vidro e, a partir desta estreia, promoverá a Cidade Europeia do Desporto 2019 em eventos programados para o resto do ano.

Noutro local, a Marina de Portimão e a Área Desportiva da Praia da Rocha, o Instituto do Emprego e Formação Profissional organizará, entre as 10 e as 16 horas, ações de futebol, basquetebol, voleibol, street workout, fitness chalenge, capoeira, zumba, vela, canoagem, paddle, paddle-play surf, bodyboard e surf.

Da teoria à prática

O Portimão Arena recebe nos dias 5 e 6 de abril o Congresso Your Future, que reunirá várias personalidades para um debate sobre as boas práticas desportivas e o papel dos ex-atletas na sua integração nos mais diversos sectores da sociedade.

No dia 5 está agendada uma partida de futebol de cariz solidário, com entrada gratuita, onde será realizada uma recolha de bens alimentares, a cargo do Banco Alimentar. O jogo, destinado a apoiar o programa Your Future da Sports Embassy, terá lugar às 19h45 no Estádio Municipal de Portimão e será disputado por ex-atletas das mais diversas modalidades.

Por fim, é de sublinhar que nesta data se efetuam algumas iniciativas de índole desportiva, como um treino da seleção sul de karaté, a decorrer no Pavilhão Desportivo da EBS da Bemposta das 9 às 13 horas, o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Ginástica Rítmica, que terá lugar entre as 14:30 e as 20 horas no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, uma prova do Campeonato de Velocidade da ISSA em Paraquedismo, no Aeródromo Municipal a partir das 10h, e a etapa inicial do Grande Prémio do Portimão em Ciclismo (Troféu de Esperanças de Portugal 2019 Júnior e Sub-23), com partida às 15 da zona ribeirinha de Portimão e chegada a Alvor prevista para as 17:45 horas.

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook