Rota do petisco: gastronomia e solidariedade juntam-se à mesa

Rota do petisco: gastronomia e solidariedade juntam-se à mesa [fotogaleria]

704
PARTILHE

O evento de lançamento da 9ª edição da Rota do Petisco teve lugar ontem, dia 23 de abril, no Museu de Portimão, contando com a presença de João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve e Teresa Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Portimão que, juntamente com Maria Nobre de Carvalho, da direção da Teia d’Impulsos, associação sem fins lucrativos responsável pela iniciativa, presidiu à cerimónia.

A tradição e a riqueza dos sabores algarvios são celebradas na 9ª edição da Rota do Petisco, entre os dias 24 de abril e 26 de maio. O evento propõe, ao longo de quatro semanas, uma rota por mais de 300 dos melhores restaurantes da região. Os visitantes têm oportunidade de degustar variados petiscos e doces regionais por valores entre os 2 euros e os 3 euros (sempre com bebida incluída).

A Rota do Petisco é “um evento para todos os gostos e preferências gastronómicas, razão pela qual inclui a Rota dos Chefs, para aqueles que aproveitam a oportunidade de provar cozinha de autor por 2€ e 3€, a Rota dos Pequeninos, com opções para os foodies mais novos, e ainda opções de petiscos vegetarianos, segundo nota de imprensa enviada ao POSTAL.

Para embarcar nesta viagem, que irá decorrer de Tavira a Aljezur, passando por 12 concelhos, os participantes deverão adquirir um Passaporte, à venda nos postos de informação e estabelecimentos aderentes. Este passaporte tem um custo associado de 1,50 euros que reverte, na integra, para diferentes projetos sociais selecionados por um júri.

Os participantes podem, ainda, habilitar-se a ganhar inúmeros prémios: por cada 12 carimbos somados no Passaporte (ou por cada 12 espaços visitados), os “petiscadores” habilitam-se a ganhar prémios e experiências, sorteados no final do evento.

Inspirada nos produtos locais e nas tradições gastronómicas da região, a Rota do Petisco celebra a gastronomia algarvia e convida a visitar o Algarve fora da época alta.

“A Rota do Petisco chega, em 2019, com mais restaurantes, de ainda mais geografias, e oferecendo aos participantes uma experiência mais rica e abrangente da gastronomia local. Este é um evento de celebração dos saberes e sabores algarvios, reinventados para este evento, o que se tem revelado muito apreciado pelos visitantes, que não param de aumentar a cada edição”, refere Luís Brito da associação Teia D’Impulsos que, há nove anos, dinamiza este evento.

O programa da Rota do Petisco agrega, ainda, um conjunto de iniciativas satélite que enriquecem a oferta de qualidade do evento. Pode consultar todas as informações acerca do evento AQUI.

(AC/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook