Silves comemora 45º aniversário do 25 de Abril

Silves comemora 45º aniversário do 25 de Abril

504
PARTILHE
 O concelho de Silves comemora o 45º aniversário da Revolução de 74 (Foto: D.R.)

O concelho de Silves comemora o 45º aniversário do 25 de abril com várias atividades. Exposições, atividades, desportivas, espetáculos e um almoço convívio são algumas das iniciativas propostas no programa.

A iniciativa conta com a colaboração das associações locais e Juntas de Freguesia. 

“Quisemos, este ano, dar grande destaque a esta data, já que são 45 anos da Revolução de Abril, a revolução que nos abriu as portas da democracia e da liberdade”, afirma Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves. “Queremos que toda a população compreenda e sinta ao longo deste mês a importância e o significado deste acontecimento histórico, sobretudo os mais novos, pois importa não perder de vista os ideais que nos legaram todos os que lutaram para que ele acontecesse”, reforça a autarca.

Câmara Municipal de Silves organiza algumas iniciativas

A Câmara Municipal de Silves (CMS) destaca algumas ações organizadas por si. No dia 11 de abril abrirá ao público a Exposição “Uma revolução a 45 rpm – Os discos que fizeram Abril”, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves. Na inauguração desta mostra, que decorrerá às 18 horas, o músico Samuel fará um apontamento musical, recordando temas que foram importantes para este momento histórico.

No dia 23 de abril terá lugar a Sessão de teatro “Memórias de Abril”, às 21:30 horas, na Biblioteca Municipal de Silves, com entrada livre.

O lançamento da Obra “Zeca Afonso ‒ Inéditos”, com dois CD’S inéditos e o livro comemorativo do 90º aniversário do nascimento de José Afonso vai acontecer no dia 24 de abril, na Biblioteca Municipal de Silves, às 18 horas. Nesse mesmo dia, no Largo Conselheiro Magalhães Barros, em Silves, pelas 21:30 horas, terá lugar o concerto “Por Terras do Zeca”.

No dia 25 de abril vai decorrer uma Sessão Solene da Assembleia Municipal de Silves no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 9:30 horas. No átrio do Edifício do Salão Nobre vai estar disponível a exposição “25 de Abril de 1974 ‒ Memórias de Silves” e vão ser feitas, pelas 11:30 horas, algumas leituras de textos pelo Grupo de Teatro Penedo Grande.

Ciclos de cinema farão parte das festividades

Ainda no dia 25 de Abril vai haver um almoço aberto à população com animação musical, com início às 13 horas, na Fissul, em Silves. A animação contará com: Canções de Abril com Pedro Nazário, Rancho Folclórico de SB Messines, Rancho Folclórico do Algoz, Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Silvense e Percutunes.

No dia 27 de abril, o teatro regressa com a apresentação da peça “Vidas Clandestinas”, pelo grupo Lendas d´Encantar, seguido de uma Tertúlia com a presença de Margarida Tengarrinha. Esta iniciativa tem lugar no Teatro Mascarenhas Gregório em Silves, às 21 horas.

O cinema também estará presente neste programa, com a realização do ciclo “Memórias da Revolução”. O consulte o programa do ciclo de cinema aqui

 

(ES/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook