Baía de Lagos recebe Campeonato Europeu de Moth 2019

Baía de Lagos recebe Campeonato Europeu de Moth 2019

867
PARTILHE
É a primeira vez que esta prova de monocascos voadores de alto desempenho da classe Moth vai ser disputada em Portugal (Foto D.R.)

No sentido de contribuir para a sustentabilidade dos Mares e Oceanos, o Clube de Vela de Lagos associou-se à Sailors for the Sea Portugal para a certificação ambiental desta prova.

Assim, Lagos acolhe entre os dias 28 de maio e 2 de junho o Campeonato Europeu de Moth. A cerimónia oficial de abertura teve lugar ontem, dia 27 de maio, no Forte Ponta da Bandeira.

É a primeira vez que esta prova de monocascos voadores de alto desempenho da classe Moth vai ser disputada em Portugal, numa organização do Clube de Vela de Lagos com o apoio do
Município, da Marina de Lagos e da Sopromar.

Programa “Clean Regattas” propõe o único certificado sustentável a nível mundial para eventos de água

Em Nota de Imprensa emitida pela organização da prova, o Clube de Vela de Lagos “manifestou o seu empenho em promover a partilha da mensagem de sustentabilidade entre os participantes e o público, razão pela qual se associou à Sailors for the Sea para o auxiliar no cumprimento dessa missão”.

O programa “Clean Regattas”, da Sailors for the Sea, propõe o único certificado sustentável a nível mundial para eventos de água, tendo como objetivo unir e mobilizar velejadores,
oferecendo apoio e recursos para ajudar a conservar e proteger o oceano.

Desta forma, procura 3 compromissos fundamentais:

– Educação e Formação dos intervenientes (velejadores, colaboradores, organizadores e público);
– Proposta de padrão a alcançar com Boas Práticas a serem concretizadas durante o evento;
– Apoio na implementação e certificação do padrão conseguido.
Desde a sua criação em 2006, o programa “Clean Regattas” já conta com a participação de mais de 1250 eventos, com mais de 450.000 velejadores participantes, dos quais menos de 1%
alcançou o certificado com Nível Platina.

A certificação de uma regata é revista por um comité independente, que tem por competência e objetivo encontrar pontos de sustentabilidade em cada evento. Destaca-se pela presença de uma Green Team (equipa de voluntários) para auxiliar o cumprimento das Boas Práticas ambientais do programa.

(ES/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook