Com 13 anos, salvou a mãe com técnica aprendida no Escotismo

Com 13 anos, salvou a mãe com técnica aprendida no Escotismo

1811
PARTILHE
A imagem é a atual. Mãe Maria Manuel Torres e filho Pedro Torres juntos porque felizmente, o discernimento do jovem Pedro [hoje com 19 anos], soube salvar a sua mãe no momento certo. Parabéns! (Foto D.R.)
Vale a pena recordar uma história feliz e inspiradora que faz agora seis anos.

Maria Manuel, dirigente da AEP, sofreu um aneurisma cerebral e foi o filho, na altura com 13 anos, Escoteiro no Grupo 77 (Faro), quem lhe salvou a vida aplicando a PLS (posição lateral de segurança) antes da chegada do INEM.

Eis o relato na primeira pessoa.

Na altura com 13 anos, Pedro Torres, Escoteiro no Grupo 77 (Faro), salvou a vida da mãe, que se encontrava inconsciente (Foto D.R.)

Na madrugada de 15 de abril, aconteceu um imprevisto com a minha mãe. Depois de o meu pai ter dado pela situação, ele chamou-me a mim e à minha irmã e quando cheguei ao pé da minha mãe ela estava a sofrer de uma convulsão, estava inconsciente.

Pensei que podia por em prática a PLS (posição lateral de segurança). Quando usei esta técnica, a minha mãe abriu os olhos, começou a reclamar comigo a perguntar o que se passava e o que é que eu estava ali a fazer, ou seja, ficou consciente.

Entretanto, o meu pai pegou no telemóvel e ligou para o 122 e os enfermeiros que atenderam, disseram logo que ela estava a sofrer uma convulsão e para a pôr nesta posição, o que eu já tinha feito e ela já estava consciente.
Depois de chegar ao Hospital de Faro e ter sido observada por um neurocirurgião foi detetado um aneurisma cerebral e foi imediatamente transferida para o Hospital de São José, em Lisboa.

Contudo, passado três semanas, a minha mãe já se encontra em casa e a recuperar favoravelmente. Por fim, fiquei muito feliz e orgulhoso por ter feito o que fiz e ser um dos elementos que ajudou a minha mãe a sobreviver.

Tenho 13 anos, pertenço ao Grupo 77 de Faro e ando nos Escoteiros desde os meus 6 anos e foi aqui onde eu adquiri estes conhecimentos escotistas que, neste caso, permitiram-me ajudar a minha mãe. Ela também pertence ao mesmo grupo que eu onde é Sub-Chefe da Alcateia.

Facebook Comments

Comentários no Facebook