Lagoa é o melhor, mas Albufeira o pior município na sustentabilidade financeira

Lagoa é o melhor, mas Albufeira o pior município na sustentabilidade financeira

1587
PARTILHE
No Algarve, o melhor município na sustentabilidade financeira é Lagoa – VER NOTA PRÉVIA NO FINAL DO TEXTO (Foto D.R.)

Nos 30 melhores na sustentabilidade financeira, Lagoa e Silves são os únicos municípios algarvios que constam na lista.

Albufeira, que foi o décimo primeiro melhor do país em 2016, é agora, em 2018, o sétimo pior dos 308 municípios de Portugal.

Vila Real de Santo António que era o menos sustentável do país em 2016, devido à sua situação em termos de sustentabilidade financeira, deixou de constar no ranking dos 30 piores de 2018, assim como Faro e Alcoutim.

Dos 10 municípios médios piores, os que têm pior comportamento são Albufeira (Algarve), Salvaterra de Magos (Alentejo) e Santa Cruz (Madeira) e devem-no a um mau comportamento em todos os indicadores.

Sustentabilidade Financeira – 30 Melhores Municípios

Sustentabilidade Financeira – 30 Piores Municípios

*NOTA PRÉVIA

A avaliação elaborada pela Ordem dos Economistas referente ao ano de 2018, integra 4 dimensões de análise – governação municipal, eficácia de serviço ao cidadão, desenvolvimento económico e social e sustentabilidade financeira.

Segundo a Ordem dos Economistas, trata-se do “único modelo integrado de avaliação da sustentabilidade dos municípios portugueses” e visa proporcionar “aos municípios e cidadãos, uma matriz estratégica de intervenção e, aos decisores públicos, implicações políticas de cooperação estratégica, numa lógica supramunicipal.”

Ainda segundo o relatório completo que o POSTAL teve acesso, espera-se que a apresentação “traga indicadores e análises importantes para a gestão das autarquias e também para a avaliação que os munícipes possam fazer dos seus governos locais”.

SAIBA MAIS:

Ranking Municipal Português: CASTRO MARIM É O MELHOR NA GOVERNAÇÃO

Castro Marim é o município mais eficaz no serviço ao cidadão

Faro é o melhor município no desenvolvimento económico e social

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook