Ministro da Economia inaugura obra de reabilitação do “Palácio dos Espanhóis”

Ministro da Economia inaugura obra de reabilitação do “Palácio dos Espanhóis”

337
PARTILHE
O Solar Gama Lobo é um notável exemplo da arquitetura civil em Loulé (Foto D.R.)

Pedro Siza Vieira, ministro-adjunto e da Economia, preside à cerimónia de inauguração da obra de reabilitação do Palácio Gama Lobo (Palácio “dos Espanhóis”), em Loulé, este sábado, 1 de junho, pelas 11:30 horas.

Este investimento, que rondou os 1,3 milhões de euros, passou pela preservação e recuperação dos dois pisos deste emblemático edifício brasonado, referência da arquitetura civil e do estilo chão em Loulé, datado da segunda metade do século XVIII.

Manteve-se a marcante fachada, mas foram igualmente introduzidas algumas contemporaneidades arquitetónicas e artísticas e utilizados materiais e técnicas sustentáveis e ecológicos.

“Este edifício será a partir de agora um polo ligado à criatividade e é aqui que ficará sediado o ‘Loulé Criativo'”, projeto da Câmara Municipal de Loulé que “aposta na valorização da identidade do território tendo como força motriz a criatividade e a inovação, dinamizando residências criativas e eventos culturais, apoiando a instalação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo e estimulando a investigação e experimentação nestas temáticas”. O Turismo Criativo, a Rede de Oficinas, Loulé Design Lab, a Formação e as Residências Criativas são algumas das áreas que contempla.

O Solar Gama Lobo, que integra a Capela de Sant’Anna, “é um notável exemplo da arquitetura civil em Loulé, e a sua preservação é fundamental para assegurar o testemunho do património arquitetónico setecentista e marco do desenvolvimento urbano”, sublinham os responsáveis municipais.

Neste momento está em curso a sua classificação como Imóvel de Interesse Municipal.

A inauguração está aberta à população que poderá ainda visitar o interior do espaço durante a próxima semana, entre as 9 e as 13h e das 14 às 17 horas.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook