Pontualidade: Aeroportos de Lisboa e Porto entre os piores do mundo

Pontualidade: Aeroportos de Lisboa e Porto entre os piores do mundo

574
PARTILHE
Embora tenham uma boa pontuação em qualidade de serviço e alimentação e lojas, apresentam uma elevada taxa de atrasos (Foto D.R.)

O aeroporto de Lisboa foi considerado o pior do mundo e o do Porto o oitavo. E a TAP também não brilha, segundo o novo ranking da AirHelp.

O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o pior classificado no ranking mundial de 132 aeroportos elaborado pela organização especializada em direitos dos passageiros AirHelp. Lançado em 2015, o AirHelp Score avalia as melhores companhias aéreas e aeroportos do mundo, avançou o EXPRESSO, jornal parceiro do POSTAL.

Os atrasos são o principal motivo para a classificação atribuída ao aeroporto de Lisboa: 5,77 pontos (face ao máximo de 8,39 obtido pelo melhor classificado). Neste parâmetro, Lisboa obteve uma classificação de 4,7, o que significa que quase metade dos voos que partem deste aeroporto são pontuais. Às lojas e restauração foram atribuídos 7,4 pontos e à qualidade do serviço 7,3.

Já o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, tem uma melhor classificação, ocupando a 125.ª posição, com uma pontuação final de 6,46 pontos. A qualidade do serviço é o parâmetro mais elevado neste aeroporto (7,9), seguindo-se a alimentação e lojas (7,6) e a pontualidade (5,6).

“É evidente que os aeroportos portugueses presentes no ranking precisam de melhorar significativamente no que diz respeito à pontualidade”, escreve em comunicado Henrik Zillmer, fundador e presidente executivo da AirHelp. “Embora tenham uma boa pontuação em qualidade de serviço e alimentação e lojas, apresentam uma elevada taxa de atrasos.”

Além do aeroporto de Lisboa, as pontuações mais baixas foram atribuídas ao aeroporto internacional do Kuwait (131.º lugar), aeroporto de Eindhoven na Holanda (130.º), aeroporto internacional Henri Coandă na Roménia (129.º) e aeroporto internacional de Malta (128.º).

No top 5 estão o aeroporto internacional de Hamad, no Qatar, o aeroporto internacional de Tóquio, no Japão, o aeroporto internacional de Atenas, na Grécia, o aeroporto internacional Afonso Pena, no Brasil, e o aeroporto Gdańsk-Lech Wałęsa, na Polónia.

TAP NO RANKING MUNDIAL DAS COMPANHIAS AÉREAS

Apenas 52% dos voos da TAP partem pontuais (Foto D.R.)

No ranking mundial das companhias aéreas elaborado pela AirHelp só há uma portuguesa: a TAP, que ficou na 61.ª posição entre 72 empresas analisadas, com 6,04 pontos. A melhor companhia obteve 8,23. A transportadora portuguesa conseguiu uma pontuação de 7,7 em qualidade do serviço, 5,3 em tratamento de reclamações e 5,2 em pontualidade. Ou seja, apenas 52% dos seus voos partem pontuais.

Das 72 empresas analisadas, a Qatar Airways obteve a melhor classificação, seguida da American Airlines, da Aeromexico, da sueca Scandinavian Airlines e da australiana Qantas. No fundo da tabela estão a Thomas Cook Airlines, a easyJet, a Kuwait Airways, a Korean Air e a Ryanair.

Nos casos em que os atrasos são recorrentes, a experiência pós-voo é crucial para não perder os passageiros. “As companhias aéreas com os mais elevados níveis de satisfação dos passageiros são as que apresentam uma pontualidade consistente”, explica em comunicado o presidente executivo da AirHelp. Mas “até as companhias aéreas que não conseguem assegurar uma pontualidade alta têm a oportunidade de manter os passageiros ligados à sua marca quando os planos de viagem correm mal, fornecendo um serviço pós-voo positivo. O nosso estudo mostra que as companhias que colocam os passageiros em primeiro lugar e pagam as compensações às quais os mesmos têm direito, rapidamente e sem levantar problemas, ganham a confiança dos clientes neste mercado altamente competitivo.”

O AirHelp Score 2019 é o oitavo relatório da empresa internacional especializada em direitos de passageiros aéreos, que ajuda os viajantes a obter compensações por atrasos, cancelamentos ou impedimentos de embarque. Recorrendo à sua base de dados sobre estatísticas de voo, e cruzando-a com outras “fontes privilegiadas”, a AirHelp classifica aeroportos e companhias aéreas em função da qualidade do serviço, pontualidade e tratamento de reclamações ou serviços de alimentação e lojas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook