300 crianças celebraram o ambiente com Filipe Pinto em Albufeira

300 crianças celebraram o ambiente com Filipe Pinto em Albufeira

381
PARTILHE

“Educar as crianças é fundamental. Acresce que as alterações climáticas são hoje um problema real, tal como tinham anunciado os cientistas há alguns anos e que poucos os ouviram. O Algarve tem um trabalho imenso pela frente para evitar a sua desertificação”, refere José Carlos Rolo, a propósito do Dia Mundial do Ambiente. As comemorações juntaram, a 5 de junho, mais de três centenas de crianças, que estiveram com o Vereador da área, Rogério Neto, e com Filipe Pinto, a cantar canções sobre energias renováveis. A par disso, foi possível apreciar uma exposição de máscaras sobre os pássaros da Lagoa dos Salgados.

Depois de um espectáculo onde pontuaram as canções, todas as crianças receberam o segundo livro do projeto “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, sob o tema “+ Energia”, o qual sensibiliza os leitores para a importância das energias renováveis. As 307 crianças presentes eram dos Jardins de Infância de Caliços, de Vale Pedras, da Correeira, de Vale Pedras e ainda do Jardim Grãozinho d’Areia.

Aos aplausos, risos e algumas coreografias das simpáticas personagens Tito, Micas e Tobias, juntou-se também uma exposição de máscaras feitas pelos alunos que estiveram a assistir ao espectáculo, alusivas às aves que utilizam a Lagoa dos Salgados durante o inverno. Estas máscaras derivam de um concurso que teve por objectivo sensibilizar os mais jovens para a importância ecológica desta zona húmida existente em Albufeira, bem como para a diversidade de espécies de aves que alberga, especialmente fora do verão, no âmbito do projeto “Cidadania para a Natureza”.

Recorde-se que, todos os anos, a área de Ambiente do Município de Albufeira celebra este dia conjuntamente com as crianças. Este ano, o destaque foi para a importância das energias renováveis, como as ondas do mar, o sol, o vento, a biomassa, a geotérmica e a energia da água.

Dirigindo-se às crianças, o Vereador responsável pelo Ambiente, Rogério Neto, confessou: “foi a minha filha quem me sensibilizou para a reciclagem e vocês são muito importantes para o ambiente, são vocês que têm que ensinar os pais e os avós lá em casa. Nós fazemos o nosso trabalho, mas todos devemos ajudar e nunca deitar lixo para o chão é já um bom princípio. Por isso, temos que lutar por um futuro mais feliz e vocês é que são os grandes heróis de agora”.

Presentes nesta festa do Ambiente, estiveram também representantes da ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira e da Proteção Civil Municipal. Para o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, “a sociedade não progride enquanto houver crianças tristes. Hoje, creio que não teríamos uma parte considerável dos atuais problemas ambientais, caso todos tivéssemos sido educados para isso. Não podemos descurar nesta matéria. Acresce que as alterações climáticas são hoje um problema real, tal como tinham anunciado os cientistas há alguns anos e que poucos os ouviram. O Algarve tem que um trabalho imenso pela frente para a conservação das falésias e para evitar a sua desertificação”.

Refira-se que Albufeira faz parte do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas da Comunidade Intermunicipal do Algarve (PIAAC-AMAL), apresentado na passada terça-feira, 4 de junho, o qual pretende ser uma agenda de prioridades de investimento por parte dos Municípios no próximo quadro comunitário 2030. Em breve será apresentado ao governo, para ser considerado nas perspetivas financeiras da próxima geração de fundos europeus.

Facebook Comments

Comentários no Facebook