Escavações arqueológicas prosseguem em Cacela Velha no antigo bairro medieval islâmico

Escavações arqueológicas prosseguem em Cacela Velha no antigo bairro medieval islâmico [fotogaleria]

546
PARTILHE

A vila de Cacela Velha volta a receber uma campanha de escavações arqueológicas na área do Poço Antigo, entre os dias 17 de junho e 12 de julho. A iniciativa pretende reanalisar os vestígios ali existentes, delimitar as áreas de ocupação e identificar novas zonas de testemunhos arqueológicos.

Denominado “Muçulmanos e cristãos em Cacela medieval: território e identidades em mudança”, o projeto de investigação resulta de um protocolo de colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Ao longo de quatro semanas, o Campo-Escola de Arqueologia de Cacela vai acolher investigadores e alunos universitários, envolvendo cerca de 30 participantes nacionais e estrangeiros.

As áreas abertas em 2018 vão ser alargadas, continuando a desenvolver-se o estudo do bairro medieval islâmico (séculos XII-XIII) e a necrópole da Ermida de N. S. dos Mártires (séculos XIII-XVI).

Os trabalhos do Campo-Escola incluem escavação, registo e análise das diferentes camadas, recolha de sedimentos, bem como a identificação de materiais como cerâmicas, restos alimentares, peças de metal, entre outras.

Ações de formação e divulgação abertas à comunidade

Durante o período de escavações, serão também realizadas algumas ações de formação e divulgação, todas elas gratuitas e abertas à comunidade.

Assim, no dia 18 de junho, terá lugar um workshop em bio-arqueologia, entre as 16h00 e as 18h00, enquanto no dia 27 de junho, às 18 horas, a Casa do Pároco, em Cacela Velha, acolhe a conferência “Práticas funerárias no período medieval. O que nos dizem hoje os vestígios arqueológicos”. 

Todos os que queiram conhecer a escavação poderão também visitar o espaço dos trabalhos, ver alguns achados arqueológicos e ouvir as novidades durante o Dia Aberto, que decorrerá no dia 9 de julho, entre as 10 e as 14 horas.

O leque de atividades encerra com a iniciativa «Passos Contados», organizada pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, que proporcionará uma visita acompanhada ao local com os arqueólogos responsáveis pela escavação, no dia 13 de julho, às 18 horas.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook