Jornadas em Alcoutim refletiram sobre “O Papel da Via Algarviana no Ecoturismo...

Jornadas em Alcoutim refletiram sobre “O Papel da Via Algarviana no Ecoturismo do Algarve”

903
PARTILHE
- PUB -
As jornadas de Alcoutim tiveram como tema “O Papel da Via Algarviana no Algarve” (Foto D.R.)

As jornadas de reflexão “o papel da Via Algarviana no Ecoturismo do Algarve” realizaram-se no passado dia 29 de maio, no Espaço Guadiana, em Alcoutim.

O evento iniciou-se com um painel constituído por Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim; José Victoriano, presidente da Almargem; João Carlos Simões, presidente da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro; João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve; e Filipe Silva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Depois de uma sentida homenagem a João Santos, fundador da Almargem e mentor da Via Algarviana, foi dada a palavra a João Ministro e Francisco Graça, profundamente ligados à génese da GR13.

Destaque para o testemunho de Roderick Frew, do grupo Algarve Walkers, seguindo-se o painel “Como a Via Algarviana tem contribuído para economia do interior Algarvio?”.

Durante o evento tiveram lugar testemunhos de vários empresários que se debruçaram sobre esta temática.

Relatos, memórias e emoções de quem percorreu os 300 quilómetros da GR13

Fulvia Almeida, diretora de antena da Rua Fm esteve à conversa com Olga Ludovico, da Casas D’Aldeia; João Ministro, da ProactiveTur; Cátia Graça, do restaurante e alojamento “A Tia Bia”; e António Faustino, da Casa da Campo Vale das Hortas.

“Eu percorri a Via Algarviana” foi outra das abordagens apresentadas.

Neste painel ouviram-se os relatos, as memórias e as emoções de quem percorreu os 300 quilómetros da GR13 que atravessa o interior algarvio.

António Banha, Paco Terreno, Carlos Videira e Cândida Nunes participaram na modalidade pedestre. Por sua vez, Fernando Dias, Emanuel Aniceto e Fernando Viegas optaram pela modalidade de BTT.

Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, foi a moderadora desta interessante conversa.

No período da tarde, Anabela Santos, coordenadora da GR13, apresentou as candidaturas aprovadas, que serão alvo de algumas novidades.

O encerramento do evento reuniu em palco Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim; Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé; Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel; Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo; Filipe Vital, vice-presidente do Município de Portimão; e António Carvalho, vereador do Município de Aljezur.

Aos autarcas juntaram-se Filipe Silva, do Turismo de Portugal; João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve; Anabela Santos, coordenadora da Via Algarviana; e o moderador Joaquim Mealha, da Almargem.

Durante as jornadas foi abordada a importância desta rota e o que ainda há a fazer pela Via Algarviana no futuro.

Este foi um dia de reflexão e também de celebração do 10º aniversário da Via Algarviana.

(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook