Jovem algarvio constrói exposição fotográfica com o tema plásticos

Jovem algarvio constrói exposição fotográfica com o tema plásticos

538
PARTILHE

Rúben Caeiro de 23 anos apresentou ontem, dia 7, pelas 18:30 horas a sua exposição fotográfica “CH2=CH2”, no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Na exposição estão expostos 15 retratos, no entanto “o projeto é composto por 64 imagens, todas dentro do mesmo âmbito. Quando eu tive de apresentar o projeto final à empresa, pela qual fui fazer Erasmus, a ETIC Algarve, tive de fazer algo mais reduzido em termos de custos e tive de escolher as melhores das melhores”, disse o fotografo ao POSTAL.

No que toca à premissa do trabalho “E se, em vez de animais marinhos, fôssemos nós, os seres humanos, a sofrer na pele, no corpo, os danos que resultam do contacto com o plástico?” e ao tema dos plásticos , o artista revelou que “eu não pensei fazer um projeto sobre o plástico e depois desenvolvi um projeto sobre o plástico. O projeto aconteceu porque, um dia fui às compras ao Aldi e fiquei com um dos plásticos e eu tinha dito para uma modelo ‘eu já vi umas fotos deste estilo, vamos experimentar’ e ela disse que sim, gostava da ideia e eu pedi-lhe para ela o meter na cabeça. Foi a partir das reações dela e pelo resultado fotográfico que tudo começou”. Acrescentou, ainda, que “Eu apercebi-me da problemática a olhar para ela, enquanto a modelo estava a sufocar o plástico”.

Segundo Rúben Caeiro, o objetivo é que se consiga ver através do plástico e através dos corpos a problemática dos plásticos relacionada com o corpo humano. “Eu inspirei-me em várias imagens, que vemos diariamente com animais, mas nunca com pessoas”, refere o jovem, natural de Faro. Disse, ainda, que “é um problema que afeta, cada vez mais, a biodiversidade vinda dos animais marinhos para os seres animais terrestres, incluindo nós”.

O plástico aliado à nudez humana fez com que o fotografo “explorasse o corpo humano e os vários tipos de plástico”.

O autor das fotografias e coordenador de fotografia na ETIC Algarve avançou ao POSTAL que “tenho projetos futuros e a decorrer com a mesma premissa deste trabalho “E se fossemos nós?”

SAIBA MAIS: IPDJ acolhe exposição de fotografia sobre os plásticos

(Eunice Silva / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook