Praias de Faro hasteiam bandeira azul e têm qualidade de ouro

Praias de Faro hasteiam bandeira azul e têm qualidade de ouro [fotogaleria]

1243
PARTILHE

A cerimónia oficial do hastear das Bandeiras Azuis no concelho de Faro realizou-se esta quinta-feira, 27 de junho, na Praia de Faro, Ilha da Barreta, Ilha do Farol e Ilha da Culatra.

Desde 1987 que a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) tem vindo a reconhecer o empenho demonstrado pelo Município de Faro, entidades públicas, associações e concessionários, no cumprimento dos critérios para atribuição deste galardão.

Recentemente, este Município viu reconhecidas todas as praias com a chancela “Praia Qualidade Ouro”; e a Praia da Ilha Deserta foi, pelo segundo ano consecutivo, galardoada com a distinção “Praia ZERO Poluição”.

Neste âmbito, destacam-se também os investimentos realizados pelo município “na melhoria da acessibilidade na Praia de Faro, com saliência para a instalação do pontão do Centro Náutico da Praia de Faro, num investimento de 157.834 euros, assim como os passadiços montados no Largo Cmd. Jacques Ives Cousteau que permitiram melhorar as condições de acesso, intervenção em conclusão que implicou um investimento de 148.251 euros”, conforme refere a autarquia farense em comunicado de imprensa.

Relativamente às atividades de educação ambiental a decorrer, a Câmara de Faro salienta “a continuidade das parcerias estabelecidas com a FAGAR e com Fundação Vodafone (distribuição de Cinzeiros de Praia e Exposição Fotográfica) e as atividades desenvolvidas pelo Centro Ciência Viva do Algarve (Ciência Viva em Rede)”.

Ainda em matéria de educação ambiental, a Praia de Faro foi selecionada pela ABAE para hastear uma Bandeira Azul 100% reciclável, feita através de PET (plástico produzido através de garrafas de água). Esta ação resulta de um projeto-piloto que pretende testar o comportamento destas bandeiras amigas do ambiente, que no futuro poderão ser hasteadas à escala global.

A Câmara Municipal de Faro informa também que “irá assegurar de forma complementar o reforço à vigilância e ao salvamento aquático na Praia de Faro (Nadadores-salvadores), em quatro postos de praia municipais, entre as 9:30 e as 19:30 horas”.

A época balnear no concelho de Faro irá decorrer até 30 de setembro.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook