Quarteira e Loulé celebram os Santos Populares

Quarteira e Loulé celebram os Santos Populares [fotogaleria]

641
PARTILHE

Quarteira revive, nas noites de 12, 13 e 28 de Junho, um dos mais típicos e característicos eventos culturais da cidade e uma demonstração do forte bairrismo desta antiga comunidade piscatória: as festas dos Santos Populares. Arraiais, bailes e animação a cada esquina são os ingredientes de um evento que tem o seu ponto central no desfile das marchas na zona do Calçadão Nascente.

Estas marchas em representação das principais ruas e bairros de Quarteira atraem milhares de visitantes que aqui vêm apreciar esta verdadeira manifestação etnográfica ligada ao mar, nomeadamente os trajes, as músicas e as coreografias dos grupos participantes.

Nas três noites de festejos – Stº António, S. João e S. Pedro – centenas de quarteirenses desfilam num dos maiores eventos do género no sul do país e que é um cartaz turístico do Algarve nesta altura do ano.

Este ano participam as seguintes marchas em representação das artérias e bairros da cidade: a marcha infantil da Fundação António Aleixo (com o tema “As Andorinhas”), Florinhas de Quarteira (com o tema “Postais do Algarve”), Marcha Poeta Pardal (com o tema “Saudade de Portugal”), Rua do Outeiro (com o tema “Quarteira é Pescadora”), Rua Gago Coutinho (com o tema “As Peixeiras à Portuguesa”), Rua Vasco da Gama (com o tema “Uma Casa Portuguesa”) e Rua da Cabine (com o tema “Quarteira às Flores”).

Este desfile tem entrada livre e o início marcado para as 21 horas.

Em Loulé não faltarão bailes, petiscos e música

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, por estes dias a Câmara de Loulé irá promover também os tradicionais bailes nas ruas, entre as 20 e as 1 hora, onde não faltarão os petiscos, a música e, naturalmente, muita animação para quem vier até aqui dar um pezinho de dança. Na Rua Poeta Pardal o baile acontece nos dias 14 e 15 de junho, enquanto que a Rua da Cabine revive esta tradição nas noites de 21, 22 e 23 de junho.

Já na freguesia de S. Clemente, em plano coração da cidade de Loulé, o Largo do Tribunal de Loulé recebe também os Bailes de Santos Populares. As propostas desta organização conjunta da Junta de Freguesia e Câmara Municipal são as seguintes: dia 12 de junho, baile com o grupo Fora D’Horas (20h), atuação da Marcha de S. Clemente (22h) e espetáculo com a banda Ganda Banda (22h30); 23 de junho, baile com Ruben Baião (20h), atuação da Marcha de S. Clemente (22h) e espetáculo com a banda Kremlin (22h30); dia 26 de junho, baile com Marcelo Filipe (20h), atuação da Marcha de S. Clemente (22h00) e espetáculo com a banda HI-FI (22:30). A entrada é livre.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook