ARTgilão Tavira e Casa Santos Lima lançam vinho “Sete Cavaleiros do Castelo”

ARTgilão Tavira e Casa Santos Lima lançam vinho “Sete Cavaleiros do Castelo”

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A empresa ARTgilão Tavira e a Casa Santos Lima vão apresentar no na próxima sexta-feira, 12 de julho, pelas 19 horas, o vinho “Sete Cavaleiros do Castelo”, no evento “Tavira, os Dias do Vinho”, que vai acontecer na Rua do Cais e Mercado da Ribeira, junto ao Jardim do Coreto e da Ponte Antiga sobre o Rio Gilão.

“Um branco, um tinto e um rosé serão as novas propostas desenvolvidas no âmbito desta parceria entre a importante casa de vinhos que tem produção neste concelho algarvio e a empresa das Paróquias de Tavira, que assim procuram associar um produto de excelência ao património desta cidade”, explica a ARTgilão Tavira em comunicado de imprensa.

“A ideia surgiu há mais de um ano, quando procurávamos novos produtos para introduzir nas nossas linhas de merchandising”, explica o padre Miguel Neto, pároco de Tavira e gerente da ARTgilão.

“Entendemos que temos de dar a conhecer os produtos locais, aqueles que são verdadeiramente marcas culturais da nossa cidade e região e o vinho surgiu logo como um dos que mais nos interessava”, conta o sacerdote e explica que “desde a primeira hora a Casa Santos Lima mostrou grande recetividade a este projeto e começámos a trabalhar para que a ideia se concretizasse e surgiu este ‘Sete Cavaleiros do Castelo’, criado com um nome que tem tudo a ver com a história destas Paróquias e da cidade de Tavira”.

Nome remete para a época da reconquista cristã

O nome remete-nos para a época da reconquista cristã, “quando as forças portuguesas chegam ao Algarve, por volta de 1238. Tavira terá sido conquistada a 11 de junho de 1239 (maio de 1240, segundo Alexandre Herculano ou mesmo 1242 segundo outras fontes) pela mão de D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Santiago e diz a tradição que esta conquista foi uma represália daquela Ordem pela morte de sete de seus cavaleiros numa emboscada de que foram vítimas quando caçavam no sítio das Antas (Freguesia da Luz). Desde então, estes jovens combatentes de seus nomes D. Pedro Pires (Peres ou Rodrigues, comendador da Ordem de Santiago de Castela), Mem do Vale, Durão (ou Damião) Vaz, Álvoro (Álvaro) Garcia (ou Garcia Estevam), Estêvão (Estevam) Vaz (Vasques), Beltrão de Caia e mais um mercador judeu de nome Garcia Roiz (ou Rodrigues) fazem parte do imaginário e das lendas da cidade”, conta a ARTgilão Tavira.

“A imagem escolhida para o rótulo destes vinhos remete-nos, precisamente, para o Castelo e para a Igreja de Santa Maria, local onde se julga estarem sepultados estes cavaleiros”, recorda o padre Miguel Neto e reforça, “pretendeu-se que existisse esta ligação muito forte ao património, até porque a ARTgilão nasceu com o objetivo de explorar financeiramente todas as possibilidades que possam surgir nesta paróquia, de modo a poder fazer a aplicação das receitas geradas na recuperação do património religioso, que é o que temos vindo a fazer”, acrescenta o pároco.

A ideia do sacerdote é que os vinhos possam ser vendidos, não apenas nas lojas da empresa, mas noutros locais de Tavira, funcionando como mais um produto “cartão-de-visita” desta cidade. “O que desejamos é que este vinho, que tem uma qualidade altíssima, possa ser apreciado pelos tavirenses e por todos os que nos visitam, nacionais ou estrangeiros e que seja mais um elemento diferenciador nas propostas que têm vindo a ser desenvolvidas para aumentar a atratividade deste território”, explica.

Tavira é o centro nevrálgico do trabalho de defesa da “Dieta Mediterrânica e este nosso produto é mais um complemento, na nossa perspetiva, que vem reforçar a importância da dinamização dessas estratégias de defesa do património imaterial”, conclui.

Vinhos foram criados pelos enólogos da Casa Santos Lima

Estes vinhos, feitos com as castas Arinto, Crato Branco, Touriga Nacional e Syrah, e classificados como Vinhos Regionais do Algarve, resultam de processos de seleção e colheita  manuais, seguidos de vinificação na adega. Com características muito contemporâneas e grandes paladares e aromas, foram criados com maestria pela equipa de enólogos da Casa Santos Lima, uma empresa familiar que se dedica à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos portugueses, que trabalha no Algarve e produz vinhos conhecidos pela sua excelente relação qualidade/preço e exporta cerca de 90% da sua produção total para perto de 50 países nos cinco continentes. A Casa Santos Lima conta com um portefólio muito alargado de vinho (tintos, brancos, rosés, espumantes, frisantes, leves e colheitas tardias), o que lhe permite ter grande dinamismo no mercado nacional e internacional.

“Os vinhos produzidos em Tavira, embora sejam uma aposta relativamente recente, têm tido um excelente acolhimento tanto em Portugal como no estrangeiro. Tavira é uma região onde a cultura da vinha e do vinho é secular. Contudo, nos últimos anos e antes deste projeto da Casa Santos Lima, esta atividade estava bastante esquecida, tendo uma expressão muito reduzida”. Quem o afirma é José Luís Santos Lima Oliveira da Silva, bisneto do fundador da Casa e proprietário da mesma, que conta: “dada a minha grande paixão pela região de Tavira, a sua arquitetura, a sua gastronomia, o seu clima e a sua gente, decidimos expandir a nossa atividade para cá. Nestes últimos seis anos temos vindo a reforçar a nossa presença na região em diversos projetos de promoção do seu vinho. Quando se proporcionou esta colaboração com ARTgilão, foi com muito entusiasmo que aderimos a esta ideia e estamos confiantes que “Os Sete Cavaleiros do Castelo” irão contribuir para a promoção da excelente aptidão e grande potencial das vinhas e do vinho desta região”.

Durante os três dias em que decorrerá a mostra “Tavira, os Dias do Vinho”, este vinho poderá ser provado e comprado no stand da Casa Santos Lima, nos horários do evento (das 18 às 24 horas na sexta e sábado e no domingo das 18 às 23 horas).

Os interessados podem comprar o vinho nas lojas ARTgilão localizadas nas Igrejas de Santa Maria do Castelo e São Paulo, em Tavira, e podem também encomendá-lo, através da página de facebook da empresa, para envio para qualquer lugar do mundo.

(CM)

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