Portugal pede ajuda para combater incêndios. Aviões espanhóis a caminho

Portugal pede ajuda para combater incêndios. Aviões espanhóis a caminho

532
PARTILHE
As chamas já lavram em Vila de Rei e Mação desde sábado (Foto D.R.)

O Ministério da Administração Interna informa, em comunicado de imprensa, que “solicitou assistência bilateral a Espanha”, no âmbito do quadro do Protocolo entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha sobre Cooperação Técnica e Assistência Mútua em matéria de Proteção Civil, conforme avança o Notícias ao Minuto.

Com efeito, Espanha disponibilizou “de imediato dois aviões pesados anfíbios, que deverão operar no incêndio de Vila de Rei já esta tarde”.

“As chamas no concelho já lavram nos concelhos de Vila de Rei (Castelo Branco) e de Mação (Santarém) desde sábado. Pese embora as autoridades tenham dado o incêndio como controlado na manhã desta segunda-feira, o fogo voltou a reacender”, pode ler-se.

Paulo César, vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, disse, em declarações aos jornalistas que “não há garantias de que o fogo não chegue às habitações”, estando as operações centradas na proteção das populações.

As chamas, potenciadas pelas condições climatéricas, estendem-se de momento por “cerca de 60 quilómetros”. Neste momento, “o concelho de Mação é de longe o mais atingido de sempre por incêndios florestais. Há 26 anos que um incêndio não sai de Mação. Neste momento, praticamente 95% da floresta de Mação ardeu”, afirmou ainda.

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook