5 atividades para os mais destemidos experimentarem nas férias

5 atividades para os mais destemidos experimentarem nas férias

507
PARTILHE

Portugal é feito de paisagens bonitas e boa comida, mas nem sempre esta combinação é a ideal para todos os turistas. Aqueles que se consideram mais radicais e destemidos podem encontrar, um pouco por todo o país, uma oferta vasta de locais para praticar atividades que os levarão para lá das suas zonas de conforto, conseguindo, também, aproveitar as maravilhosas vistas. Nos intervalos, podem aproveitar para ganhar energia com a gastronomia típica de cada região.

Subir ao céu em balão de ar quente é uma das propostas (Foto D.R.)

A momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, apresenta cinco sugestões de atividades mais radicais e alguns sítios onde as pode praticar.

Subir aos céus com o balão de ar quente

Se a ideia for ser radical, mas com alguma calma, andar de balão é o ideal. Não é próprio para quem tem vertigens. Ou até pode ser, se quiser ultrapassar medos e barreiras. No Alentejo, mais especificamente em Évora, Beja e Castro Verde, é possível ter esta experiência, que normalmente é feita em grupo e com algumas regras muito específicas. Dependendo da altura do ano, os voos são feitos ao nascer ou ao pôr do sol, e assim é este o rei que dita as normas.

Disparar com bolas de tinta

Para descomprimir e ideal para fazer com um grande grupo de amigos, é o paintball. Para jogar são precisas duas equipas e depois é correr na hora dos disparos ou esconder-se e disparar. Quem sair de campo mais pintado é sinal que não se protegeu o suficiente. Alguns sítios recomendados para esta prática são Sintra, Albufeira ou Palmela. Mas existe um pouco por todo o país, de Norte a Sul.

Surfar pelo país fora

O mar também pode ser o sítio indicado para descomprimir e o surf o melhor aliado para quem quer descobrir como manobrar alguns medos. É possível praticar em qualquer altura do ano, mas para saber qual o melhor spot basta consultar uma das plataformas online que indicam a qualidade do mar para esta prática. Ao longo da Costa Vicentina são muitas as praias que ficam cheias de surfistas, mas a Arrifana enche as medidas dos mais apaixonados.

Mais ao centro, na Ericeira, são muitos os praticantes e os turistas que chegam exclusivamente para surfar – a praia de Ribeira d’Ilhas, por exemplo, é indicada para esta prática e costuma fazer parte dos circuitos das provas internacionais de surf. E a cereja no topo do bolo, não só para quem pratica mas também para os olheiros, é a Nazaré, localidade conhecida internacionalmente pelas maiores ondas e pelo famoso canhão da Nazaré, que atrai muitos experts deste desporto.

Escalar as serras de Portugal

Para os fãs de alturas, a escalada é um dos desportos favoritos. Um pouco por todo o país existem sítios que reúnem todas as condições de segurança para praticar. É preciso algum nível de aventura e o acompanhamento certo, tanto para iniciantes como para os mais experientes. Algumas serras são muito conhecidas como sendo os locais apropriados para a modalidade, por tudo o que já foi mencionado e pelas paisagens de cortar a respiração. São exemplo disso a Serra da Arrábida, a Serra da Estrela e a Serra de Montejunto.

Descobrir a costa litoral de parapente

Se quiser apanhar ar e voar pelas incríveis vistas nacionais, tem a hipótese de fazer parapente. Muitas vezes confunde-se com paraquedas, mas são dois desportos diferentes, principalmente na hora da descolagem. Enquanto o parapente precisa de um local fixo para iniciar o percurso, normalmente o paraquedas começa com o salto de um avião. O parapente rege todo o voo pela direção do vento, por isso é conhecido como uma das modalidades de voo livre e, quase sempre, implica a existência de uma encosta. A Costa da Caparica é um dos sítios que reúne as condições para a prática deste desporto, juntamente com as zonas de Santa Cruz e de Sesimbra.

Existe muita oferta para a prática de desportos radicais em Portugal. Aquilo que é preciso é juntar uma boa dose de adrenalina, seguir as instruções dos profissionais mais competentes e as condições de segurança para conseguir as melhores experiências.

Antes de partir à aventura, faça uma pesquisa pela momondo e descubra as melhores ofertas de aluguer de carros e em que hotéis pode ficar.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook