Tavira é palco de mais uma edição da Dieta Mediterrânica

Tavira é palco de mais uma edição da Dieta Mediterrânica

742
PARTILHE

A Feira da Dieta Mediterrânica está de volta à cidade de Tavira para mais uma edição. O certame realiza-se entre 5 e 8 de setembro e vai contar com a presença da tradballs, com oficinas de danças e bailes de danças tradicionais.

Tavira é a comunidade representativa de Portugal na inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da UNESCO (Foto D.R.)

O evento vai contemplar inúmeras atividades, entre elas, o mercado de produtores, jardim mediterrânico, provas gastronómicas, oficinas de culinária, seminários, exposições e atividades ao ar livre.

A feira pretende dar a conhecer os produtos algarvios, enaltecendo os sabores e saberes da região.

A dieta mediterrânica provém do nome grego díaita, que quer dizer modo de vida. Assim sendo, a dieta é”também um elemento cultural que propicia a interação social”.

Os ingredientes principais que compõem esta dieta são o azeite da oliveira, os cereais, as frutas e verduras, uma proporção moderada de carne, peixe e produtos lácteos, abundantes condimentos, sendo que o consumo é sempre acompanhado de vinho ou infusões.

O certame vai contar com muita animação e danças tradicionais

A cidade de Tavira é a comunidade representativa de Portugal na inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da UNESCO decidida a 4 de Dezembro de 2013 na 8ª Conferencia Intergovernamental
realizada em Baku no Azerbaijão.

A Feira da Dieta Mediterrânica cumpre “objetivos de transmissão dos valores ancestrais da Dieta Mediterrânica, legado das civilizações que originaram a nossa identidade, língua e cultura”.

Na quinta-feira, 5 de setembro, decorre a Oficina de Danças Europeias, pelas 19:30 e o Baile Tradicional às 00:15 horas.

Na sexta-feira e sábado, 6 e 7 de setembro, é a vez da Ofi cina de Danças Europeias pelas 19:30, seguida do Baile Tradicional às 00:15 horas.

Por sua vez, no domingo, 8 de setembro, há baile tradicional pelas 19:30 horas, pelo grupo Ofi cinas & Bailes, no Jardim Público de Tavira (Coreto).

A Feira da Dieta Mediterrânica é organizada pela Câmara de Tavira em parceria com várias entidades da região. A entrada é livre.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook