São Brás de Alportel renova apoio às famílias no regresso às aulas

São Brás de Alportel renova apoio às famílias no regresso às aulas

393
PARTILHE
- PUB -

O Município de São Brás de Alportel lançou uma nova edição da atribuição do Vale + Educação, uma medida de apoio às famílias que abrange todos os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.

Esta medida abrange todos os alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade (Foto D.R.)

No ano letivo de 2019/2020, esta medida alcança cerca de um milhar de jovens alunos e as suas famílias, com a entrega de vales de 20 euros a todo os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, para aquisição de material escolar nas papelarias do concelho. Esta iniciativa corresponde a um investimento municipal na ordem dos 21 mil euros.

O Vale + Educação é uma medida integrada no Plano de Apoio à Família, lançado pela autarquia em 2015, que integra também a atribuição do Vale + Natalidade às famílias que recebem novos elementos, uma medida que pretende incentivar a natalidade; o Vale + Saúde – Oftalmologia infantil com oferta de rastreios gratuitos oftalmológicos a todas as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo; e ainda o programa de formação “+ família” com sessões de informação gratuitas sobre as diversas temáticas para promover a parentalidade positiva na comunidade e mais recentemente também o programa de formação “+ família sénior”, com temáticas relativas ao envelhecimento e longevidade, outro grande desafio para as famílias e para a sua qualidade de vida.

O Vale + Educação pretende “ser uma ferramenta de inclusão social, porquanto promove a igualdade no acesso aos direitos e às oportunidades, bem como um estímulo à motivação e melhoria da qualidade no ensino e, ainda, um importante incremento do comércio local, que constitui eixo estratégico nas políticas do município”, afirma a autarquia em comunicado.

Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, defende que “a educação é um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva. É, por isso mesmo, uma prioridade que assumimos no município com este programa de apoio à educação e às famílias ao mesmo tempo que motiva a nossa comunidade a fazer as suas compras no comércio local”.

Os encarregados de educação poderão levantar o seu Vale+ Educação no edifício sede da Câmara Municipal, junto do Gabinete de Apoio à residência, nos dias úteis das 9 às 17 horas, mediante apresentação do cartão do cidadão do encarregado de educação e do educando.

(SP/HDF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook