Pista de Atletismo de Faro continuará a ser palco de treinos e...

Pista de Atletismo de Faro continuará a ser palco de treinos e competições

817
PARTILHE
A Câmara Municipal de Faro e a Associação de Atletismo do Algarve reuniram hoje, acordando prestar esclarecimentos através de comunicado conjunto sobre a a Pista de Atletismo de Faro (Foto D.R.)
A Câmara Municipal de Faro e a Associação de Atletismo do Algarve reuniram hoje, acordando prestar esclarecimentos através de comunicado conjunto sobre a a Pista de Atletismo de Faro (Foto D.R.)

“A Pista de Atletismo de Faro continuará a ser o principal palco das competições oficiais e de treinos promovidos pela Associação de Atletismo do Algarve e dos clubes do concelho a ela afiliados, estando ainda disponível, como até hoje, para as centenas de praticantes individuais que já não dispensam deste espaço desportivo para os seus treinos diários”, informa um comunicado conjunto da Câmara Municipal de Faro e da Associação de Atletismo do Algarve, enviado pela autarquia.

Os esclarecimentos são justificados segundo os mesmos que hoje reuniram, “na sequência da difusão na imprensa e nas redes sociais, de um conjunto de informações menos rigorosas e, até, contraditórias, relacionadas com a Pista de Atletismo de Faro e do processo de arrelvamento do seu campo de treino”.

O comunicado conjunto relembra que o Município de Faro celebrou com o Sporting Clube Farense (SCF) em 27/03/2014 um protocolo de cooperação, “propondo-se este clube realizar a intervenção de arrelvamento do campo “ervado”, que neste momento tem pouca utilização durante o período diurno. Mais se acordou que, após esta requalificação, que será integralmente assegurada pelo SCF nos próximos meses, poderá este clube utilizar o campo para treinos / jogos de futebol entre as 9h00 e as 17h00 aos dias úteis, sem que isso acarrete qualquer prejuízo para a prática das outras modalidades que ali decorrem, designadamente do atletismo e, particularmente, das disciplinas de lançamento”.

O protocolo de cooperação entre o Município de Faro e o Sporting Clube Farense teve aprovação por unanimidade
O protocolo de cooperação entre o Município de Faro e o Sporting Clube Farense teve aprovação por unanimidade

Os signatários reconhecem, no entanto, que “haverá algumas limitações à utilização da pista”, mas apenas durante o período em que os trabalhos de arrelvamento se realizarem.

Como garantia do cumprimento do exposto no comunicado conjunto, “o plano e o cronograma dos trabalhos de arrelvamento terá de ser aprovado pela Câmara Municipal de Faro, que ouvirá previamente os interessados, designadamente a Associação de Atletismo do Algarve”.

A polémica da pista de atletismo terá surgido com diferentes interpretações feitas ao anúncio à comunicação social por João Rodrigues, presidente do clube e da SAD do Farense, sobre a construção de um centro desportivo no campo da pista de atletismo cujos trabalhos teriam início em breve.

Mas a este propósito o comunicado conjunto também é claro: “a Pista de Atletismo de Faro integra o Complexo Desportivo Municipal da Penha, que contempla esta infraestrutura, as Piscinas Municipais, um campo de futebol de 11, o skate park e o Pavilhão Municipal da Penha, não fazendo parte de nenhum centro desportivo particular ou associativo, nem no presente, nem no futuro”.

Os signatários recordam ainda que a “Pista de Atletismo de Faro é uma infraestrutura desportiva de enorme valia para o concelho, que conta com cerca de 300 utilizações por dia” e que é gerida pela autarquia em favor de “toda a comunidade desportiva, que é constituída pelos praticantes a título individual ou organizados em clubes e associações desportivas. O regime não contempla situações de exceção para nenhum deles”.

Ler mais:

JORGE SANTOS: Ninguém vai ficar sem a Pista de Atletismo de Faro!

A Opinião de Paulo Castro: MORTE DO ATLETISMO EM FARO

Facebook Comments

Comentários no Facebook